Empresas diamantíferas apresentam balanço
As empresas do sector diamantífero procedem, amanhã (6), em Luanda, ao balanço das suas actividades referentes ao terceiro trimestre deste ano, indica uma nota do Ministério dos Petróleos e Recursos Minerais.
Além da quantidade de diamantes extraída, de acordo com o documento, as empresas Sodiam, Sociedade Mineira do Luó, Sociedade Mineira de Catoca, Sociedade Mineira de Chitololo, Sominuana, Projecto Mineiro do Camutwé, Projecto Mineiro do Lulo, Projecto mineiro do Luminas e Projecto mineiro de Uari Cambange, revelam amanhã as receitas arrecadadas no decurso do terceiro trimestre.
No encontro, que decorre no Ministério dos Petróleos e Recursos Minerais, as empresas diamantíferas procedem, ainda, à análise das probabilidades do mercado para o quarto trimestre.
O último balanço, apresentado em Agosto e que abarca os meses de Abril a Julho, dava conta de que as receitas diamantíferas no país atingiram, no referido período, dez mil milhões de kwanzas com a venda de mais de cinco milhões de quilates ao preço médio de 126,65 dólares (33.903 kwanzas).
Num relatório citado pela Angop, o Departamento da Auditoria Fiscal da Direcção da Tributação Especial do Ministério das Finanças refere que o valor mais alto foi registado em Junho, com a arrecadação de mais de três mil milhões de kwanzas, resultantes da venda de um milhão de quilates, ao preço médio de 129,42 dólares (34.653 kwanzas).
“Quem no fundo acaba por ter poder sobre o judicial...