CNE
APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIO E CONTAS

Empresas públicas beneficiam de nova moratória

Depois de terem falhado a obrigação de entregar o relatório e contas da actividade empresarial referente ao ano anterior até 30 de Abril, as empresas públicas voltam a beneficiar de uma nova moratória, agora até 26 deste mês.

 

Empresas públicas beneficiam de nova moratória

O novo prazo surge depois de dois anteriores ‘perdões’ do Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (Igape).

Em nota tornada pública em Junho, mas com data de Janeiro, a instituição marcava para 14 de Junho a apresentação dos documentos, justificando a alteração com a “complexidade no processo de consolidação de contas, e as limitações que ainda persistem na mobilidade dos auditores independentes, decorrentes da pandemia”.

Ainda na primeira semana de Junho, o Igape deu um ultimato, esticando a apresentação para 15 de Julho que também não se cumpriu. Agora o Igape justifica o adiamento com a decretação do Luto Nacional, pelo falecimento de José Eduardo dos Santos.

Em 2020, das 85 empresas que compunham o sector empresarial público, 71 prestaram contas, 60 das quais empresas públicas e 11 empresas com domínio público.