CNE
Para debater as questões da Ucrânia e de controlo do armamento

Encontro EUA/Rússia confirmado para Janeiro

29 Dec. 2021 Mundo

Washington e Moscovo vão reunir-se em 10 de Janeiro para debater as questões da Ucrânia e de controlo do armamento nuclear, confirmou um porta-voz da Casa Branca para os Assuntos de Segurança.

Encontro EUA/Rússia confirmado para Janeiro

“Os Estados Unidos têm pressa em iniciar um diálogo com a Rússia”, afirmou, um porta-voz do Conselho de Segurança norte-americano.


As negociações bilaterais de 10 de Janeiro vão decorrer no âmbito do diálogo estratégico de segurança lançado pelos Presidentes norte-americano, Joe Biden, e russo, Vladimir Putin, na cimeira de Genebra, em Junho.

As negociações vão também incluir a situação na fronteira russo-ucraniana, onde Moscovo destacou dezenas de milhares de soldados, indicou um responsável da Administração norte-americana, que pediu para não ser identificado. As reuniões com a OTAN e a OSCE vão concentrar-se na questão da Ucrânia.

Há mais de um mês que os países ocidentais acusam Moscovo de ter concentrado importantes forças na fronteira ucraniana, e alegam que têm em vista uma possível intervenção contra Kiev.