Governo aprova plano de endividamento 2022 avaliado em 11,3 mil milhões de euros
A Comissão Económica do Conselho de Ministros aprovou hoje o Plano Anual de Endividamento 2022 avaliado em 6,88 biliões de kwanzas (11,3 mil milhões de euros) para o financiamento do Orçamento Geral do Estado (OGE).
Segundo a ministra das Finanças, Vera Daves, 6,88 biliões de kwanzas são a actual necessidade do país para o financiamento do OGE 2022, referindo que 56% do montante será mobilizado no mercado externo e o restante a nível interno.
Destes, "30% representarão bilhetes de tesouro", afirmou hoje a governante no final da primeira reunião ordinária da referida comissão chefiada, no Palácio Presidencial, em Luanda, pelo Presidente da República, João Lourenço.
Vera Daves deu conta também que a actual dívida pública do país está avaliada em 62,5 mil milhões de dólares.
Segundo o comunicado de imprensa saído desta reunião, o Plano Anual de Endividamento 2022 "materializa a estratégia de financiamento do Estado" no âmbito do processo de execução do OGE.
"Tendo em conta as fontes de financiamento internas e externas e considerando um nível de endividamento dentro dos limites considerados sustentáveis", lê-se no comunicado.
BCI fica com edifício do Big One por ordem do Tribunal de...