JES não toma posse como membro do Conselho da República
O antigo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, não tomou posse como membro do Conselho da República, em cerimónia decorrida, hoje 16, no palácio presidencial, em Luanda.
Tal como José Eduardo dos Santos não tomaram igualmente posse, como membro do Conselho da República, o líder da Unita, Isaías Samakuva, bem como o presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, este último em visita a África do Sul para participar da sessão extraordinária do Parlamento local, onde o novo Presidente da República, Ciryl Ramaphosa, discursou sobre o estado da Nação.
Durante a cerimónia de tomada de posse dos membros do Conselho da República, foram empossados Bornito de Sousa Baltazar Diogo (vice-presidente da República), Manuel Miguel da Costa Aragão (Juiz Conselheiro Presidente do Tribunal Constitucional), Hélder Fernando Pitta Groz (Procurador Geral da República) e António Paulo Kassoma (Representante do MPLA).
Na mesma sessão, foram igualmente empossados Abel Epalanga Chivukuvuku (presidente da Coligação CASA–CE), Benedito Daniel (presidente do partido PRS), Lucas Benghy Ngonda (presidente do partido FNLA).
Da lista dos empossados constam Adriano Botelho de Vasconcelos, Fernando Pacheco Augusto dos Santos, Francisco Magalhães Paiva, Ismael Mateus Sebastião, Luís Manuel da Fonseca Nunes, Manuel António Monteiro, Rei dos Baiacas, António Charles Muanaura Cabamba, Reverendo Luís Nguimbi, Rosa Maria Martins da Cruz e Silva, Sérgio Luther Rescova Joaquim.
O Presidente da República, João Lourenço, mostrou-se confiante com o conjunto de personalidades por si escolhidas para integrar o Conselho da República, órgão de natureza consultiva do Chefe de Estado.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...