ANGOLA GROWING
NOVE REGRAS PARA SE SER UM BOM GESTOR

Lemas que são lições de vida

23 Jun. 2016 Sem Autor Gestão

EMPREENDEDORISMO. As escolas de formação de gestão e empreendedorismo incentivam os alunos e formandos com várias iniciativas, mas, no topo delas, surge a motivação pessoal. Aqui recorrem a frases, criadas por empresários de grande sucesso, ou por investigadores na área de gestão e que se transformaram em lemas de vida. Conheça algumas delas - e as explicações - que se tornaram verdadeiras lições de vida.

1. Investir

Jim Rohn, Empreendedor

Se não planear a sua própria vida, aumentam as possibilidades de encaixar no plano de vida de alguém.”

Apesar de haver riscos em ser um empreendedor, é preciso pensar nos perigos que existem em trabalhar numa empresa. Um emprego depende de variáveis que não estão sob seu controlo. Se empreender, fica apenas a depender (quase) de si próprio para se manter activo.

2. Inovar

Ralph Waldo Emerson, Poeta

Não vá onde o caminho o pode levar. Vá para onde não haja caminho e deixe sua marca.

O problema de avaliar o próprio negócio, utilizando apenas como referência a concorrência. Os conselheiros de gestão aconselham a fazer a diferença.

3. Contratar

Peter Schutz, Empreendedor

Contrate carácter, treine a técnica.”

Muito mais difícil do que se ensinar as técnicas e os segredos da profissão é passar valores. O melhor mesmo é contratar pessoas que partilhem os valores da empresa que o resto chega facilmente.

4. Modernizar

Bill Gates, Empreendedor

A primeira regra de tecnologia nos negócios é que, quando ela for usada num sistema eficiente, melhora a sua eficiência. A segunda regra é os automatismos aplicados a uma operação ineficiente vai aumentar ainda mais a ineficiência.”

Vale lembrar que essa citação também serve para contratações. Primeiro, é preciso definir um sistema, depois implementar rotinas no uso da tecnologia. Uma das piores coisas que pode fazer é dificultar a gestão da empresa ao criar processos desnecessários com o incremento da tecnologia.

5. Valorizar

o trabalho Thomas Edison, Inventor e Empreendedor

“As oportunidades são perdidas porque estão maquilhadas e ficam iguais ao trabalho.

Se acha que empreender é bonito, fácil e estratégico, esqueça. Dizer que os fundadores do Google tiveram sorte também é subestimar o trabalho deles. Empreender exige trabalho, dedicação e devoção. A maior barreira entre ser bem sucedido ou não é o trabalho (bem feito) todos os dias.

6. Persistir

jordan

 

Michael Jordan, Lenda do Basquete mundial

“Já errei mais de 9000 vezes na minha vida. Perdi quase 300 jogos. Em 26 ocasiões, confiaram o lançamento livre e errei. Falhei muitas e muitas vezes na minha vida e é por isso que venci.”

Um lenda do desporto mundial, como Michael Jordan, merece ter a opinião reconhecida, pois valoriza muito a questão do tentar, tentar e tentar. Sabe que vai errar, mas também sabe que pode acertar muito mais.

7. Fazer o impossível

Pearl S. Buck, escritora

“Os jovens não sabem ser prudentes, por isso, tentam coisas impossíveis – e conseguem atingi-las geração após geração.”

Impossível é puramente uma questão de ponto de vista. Nada é impossível para alguns e tudo é impossível para outros. Os gestores devem definir como meta o que é possível hoje. Quando se chega lá, fica-se com uma infinidade de possibilidades por explorar.

8. Enriquecer

Richard Branson, Empreendedor

“Iates ridículos, aviões particulares e grandes ‘limousines’ não trazem mais felicidade e, ainda por cima, passam uma má imagem para quem trabalha consigo. Esse dinheiro seria muito melhor gasto em África – a essência é encontrar o equilíbrio.

O dinheiro é uma mera contagem de resultados. Ter como meta tornar-se milionário ou uma conta elevada no banco é ignorar 99% das coisas que fazem a felicidade. Um gestor deve fazer alguma coisa que possa gerar benefícios individuais e para sociedade.

9. Agir

Willis R. Whitney, Químico

Algumas pessoas têm milhares de motivos para não conseguir fazer algo, quando o que precisam é um motivo para fazer.”

Arranjar desculpas é uma das coisas mais fáceis do mundo. O importante é estar focado no que é positivo, em incentivos e objectivos que o possam inspirar cada gestor e os parceiros de negócio. A táctica é filtrar as críticas e comentários negativos.