Ministro da Cultura sul-africano em Luanda
O ministro da Cultura da África do Sul, Nkosinathi Emmanuel Mthethwa, chegou na noite desta terça-feira a Luanda para uma visita de trabalho de quatro dias, destinada ao reforço da cooperação no domínio do património histórico, em particular em áreas ligadas à luta de libertação dos povos da África Austral.
Durante a sua permanência em Luanda, o governante sul-africano tem agendados encontros com a ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, e com o governador do Kuando-Kubango, Pedro Mutindi.
A agenda de actividades reserva ainda a assinatura do Programa Executivo de Cooperação conjunta 2018 -2019, visitas ao Complexo das Escolas de Artes (CEARTE), ao Monumento do Soldado Desconhecido, aos museus de História Militar, da Antropologia, da Moeda e da Escravatura.
As repúblicas de Angola e da África do Sul mantêm relações de cooperação nos domínios político, diplomático, económico, comercial, da defesa e segurança desde 1994, depois da queda do regime do Apartheid, que culminou com a eleição de Nelson Mandela a presidente, nas primeiras eleições democráticas multirraciais.
Os dois países têm como instrumentos jurídicos de trabalho um acordo geral de cooperação, assinado em Abril de 1998, e o acordo para o estabelecimento da Comissão de Cooperação Bilateral, rubricado em Novembro de 2000.
Na primeira visita do Presidente da República, João Lourenço, à África do Sul, em Novembro de 2017, foram reafirmadas as relações históricas de amizade e cooperação entre os dois povos.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...