ANGOLA GROWING
27 Estados-membros

Ministros da UE tentam hoje acordo sobre tecto aos preços na bolsa do gás

13 Dec. 2022 Mundo

Os ministros da Energia da União Europeia (UE) vão tentar esta terça-feira chegar a um acordo relativamente ao mecanismo de último recurso para tecto aos preços na bolsa europeia de gás, discutindo ainda compras conjuntas entre os 27 Estados-membros.

 

Ministros da UE tentam hoje acordo sobre tecto aos preços na bolsa do gás

Proposta no final de Novembro pela Comissão Europeia, a medida de emergência temporária visa a criação de um mecanismo de correcção do mercado sobre o preço de certas trocas de gás no Mecanismo de Transferência de Títulos, o TTF, que poderia ser activado mediante preços elevados durante vários dias consecutivos para limitar situações de aumentos excessivos.

 


A medida para limitar os picos excessivos dos preços do gás estará hoje em discussão no Conselho extraordinário de Energia, mas já gerou críticas entre os 27, dados os requisitos que dificultam a sua activação.

Numa declaração publicada antes do encontro, a comissária europeia da tutela, Kadri Simson, alertou que a UE “ainda não está fora de perigo” no que toca aos elevados valores da energia, defendendo a
 
aprovação desta “ferramenta que proteja especificamente os cidadãos e empresas de aumentos extremos de preços, garantindo ao mesmo tempo a segurança do fornecimento de gás”.

                                                                                  Eco