Anúncio de subscrição
país era governado sobretudo pelo seu irmão

Morreu o Presidente dos Emirados Árabes Unidos, o xeque Khalifa bin Zayed Al Nahyan, aos 73 anos

13 May. 2022 Mundo

Xeque tinha-se retirado da vida pública ao sofrer um enfarte, em 2014, e o país era governado sobretudo pelo seu irmão. Governo decretou luto de 40 dias.

Morreu o Presidente dos Emirados Árabes Unidos, o xeque Khalifa bin Zayed Al Nahyan, aos 73 anos


O presidente dos Emirados Árabes Unidos, o xeque Khalifa bin Zayed Al Nahyan, morreu esta sexta-feira, aos 73 anos. A causa da morte não é conhecida.

A informação foi avançada pela agência estatal WAM, que publicou também um comunicado do ministério dos Assuntos Presidenciais onde se confirma a morte do xeque, “líder deste país e chefe da sua marcha”, como se lê na nota.

O mesmo ministério anunciou um período oficial de luto que durará 40 dias, durante o qual as bandeiras oficiais estarão a meia haste, a começar a partir desta sexta-feira. Será também suspenso o trabalho “nos ministérios, departamentos de instituições locais e federais, e no setor privado”, durante três dias.

O papel do Presidente vinha sendo cada vez mais formal e menos prático, depois de ter sofrido um enfarte e ter sido na sequência disso operado, em 2014. Desde essa altura que o seu irmão e príncipe de Abu Dhabi, o xeque Mohammed bin Zayed, tem sido considerado, na prática, o líder do país e o responsável pelos assuntos do dia-a-dia.

                                                                                                                                Observador