Neto, Savimbi e Roberto ‘conversam no céu’
TEATRO. Produtora Lukizaia Mokonzi prepara-se para estrear a peça teatral ‘Conversas no Céu’, no domingo, no hotel Royal Plaza, em Luanda. Produtor executivo Valdano Lukizaia prefere manter o nome dos actores num segredo a ‘sete chaves’, mas promete que este será o “melhor espectáculo de Angola”e que o público vai “aprender muito sobre a história de Angola”.
A produtora teatral Lukizaia Mokonzi apresenta, a 27 de Maio, em Luanda, ‘Conversas no Céu’, no hotel Royal Plaza, em Luanda, a partir das 20 horas.
A peça brinca com a História e perspectiva conversas entre Agostinho Neto, Jonas Savimbi e Holden Roberto, que se encontram ‘no céu’ a analisar a criação da nação e o actual estado de Angola.
Valdano Lukizaia, encenador e produtor executivo, inspirou-se, para escrever a peça, na “pouca informação” transmitida nas escolas sobre a história de Angola. “Enquanto fui estudante, nunca ouvi falar sobre a história de Angola de forma aprofundada a não ser passagens pequenas. Comecei a investigar e descobri muitas coisas e pensei que, do mesmo jeito que eu não sabia quase nada, outras pessoas também não devem saber”. Por isso, resolveu montar a peça teatral baseada em livros e com o apoio de alguns historiadores. “Não inventámos nada, apenas vamos mostrar dados que as pessoas desconhecem”, garante o responsável.
Sob narração e sonoplastia do músico Toty Sa’med, o espectáculo levou seis meses a ser preparado. Durante este período, muitos actores desistiram da peça por causa da “carga dramática”, outros por “medo de perderem os seus empregos”, o que o levou a manter o nome dos actores em segredo para “evitar transtornos” e deixar o “público curioso”. Passada essa ‘tempestade’, Valdano Lukizaia mostra-se preparado para enfrentar as consequências que podem advir depois do espectáculo.
‘Conversas no Céu’ é uma obra que pode ser vista por todas as pessoas sem quaisquer restrições de idades e será dominado pela comédia. A produção envolveu custos de mais de um milhão de kwanzas e conta com o patrocínio do BNI, Neovibe e outras empresas. Para a estreia, os bilhetes estão a ser comercializados a 6.000 kwanzas.
O produtor garante que o espectáculo vai ser o “melhor de Angola” e espera que o público aprenda a verdade sobre a história do país, que olhe para os três líderes de forma diferente e que lhes dê a “importância merecida”. Posteriormente a intenção é rodar a peça por todos os municípios de Luanda.
Valdano Lukizaia foi formado pelo grupo teatral Horizonte Njinga Mbandi, faz teatro há 13 anos e já produziu peças como ‘Presidente Por Um Mês’, com a participação do humorista Gilmário Vemba, ‘Banco de Urgência’, com Micaela Reis, ‘O Meu Amante é o Meu Melhor Amigo’, com Calado Show e outros.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública