Perguntas frequentes
GLOSSÁRIO. O VALOR publica, esta semana, um conjunto de perguntas e respostas, muito frequentes, relacionadas com o universo do mercado de capitais, no âmbito da abertura da Bolsa de Valores de Luanda, anunciada para esta terça-feira. O trabalho tem a chancela das autoridades reguladoras.
O que é o Mercado de Bolsa de Títulos do Tesouro (MBTT)?
O MBTT é o primeiro segmento do mercado de bolsa a ser disponibilizado pela Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) e destina-se à negociação de títulos do tesouro emitidos pelo Estado Angolano através do método de negociação por oferta, isto é, através da interacção permanente das ordens de compra e venda de todos os investidores.
O que são Títulos do Tesouro?
Títulos do tesouro são valores mobiliários representativos de dívida emitida pelo Estado Angolano de modo a assegurar o financiamento de curto (bilhetes do tesouro), médio e longo prazos (obrigações do tesouro). Adicionalmente, representa um instrumento de política monetária capaz de controlar o nível das taxas de juros, a expansão monetária e, consequentemente, a inflação. Os Títulos do Tesouro são considerados um dos activos financeiros de menor risco da economia de um país, por se tratar de um compromisso público do Governo, pelo que o risco de incumprimento é muito reduzido ou quase nulo.
O que são valores mobiliários?
Valores mobiliários são direitos representados por títulos documentais ou meramente escriturais (registados electronicamente) que são emitidos por empresas ou outras entidades, podendo ser comprados e vendidos, nomeadamente em mercados organizados (mais conhecidos como Bolsas de Valores), desde que aí tenham sido previamente emitidos à negociação. Os títulos que representam os valores mobiliários podem ser em papel (valores mobiliários titulados, cada vez menos frequentes) ou registos informáticos semelhantes aos registos de dinheiro nas contas de depósito à ordem junto dos bancos (valores mobiliários escriturais). Os valores mobiliários que fazem parte de uma mesma emissão conferem aos seus titulares os mesmos direitos e deveres. (Fonte CMC)
O que são obrigações?
As obrigações são títulos de dívida de médio e longo prazo, emitidas pelo Estado ou por empresas públicas ou privadas. Ao adquirir uma obrigação, o investidor está, desse modo, a emprestar dinheiro, sob condições previamente definidas, tais como prazo, garantias, pagamento de juros, etc. Cada obrigação emitida representa uma fracção do total da dívida contraída pela empresa ou pelo Estado no acto da emissão, e pode ser negociada na bolsa (mercado secundário). (Fonte CMC)
Quais são as vantagens e benefícios de investir em Títulos do Tesouro?
Ao adquirir títulos do tesouro, o investidor irá beneficiar das seguintes vantagens: Remuneração periódica sobre o capital investido; Reembolso do capital investido na maturidade; Baixo risco quando comparado com outras soluções financeiras; Protecção cambial, no caso dos títulos indexados á moeda norte-americana; Vantagens fiscais, tal como a redução da taxa do Imposto de Aplicação de Capitais a partir de maturidades iguais ou acima de três anos.
Ao investir em títulos do tesouro, que garantias são oferecidas aos investidores?
O pagamento de juros e reembolso do capital investido são garantidos pelo Estado Angolano, através do Ministério das Finanças (Tesouro Nacional).
Quais são as vantagens do MBTT relativamente ao MROV?
As vantagens do MBTT relativamente ao MROV são: Negociação multilateral (entre todos os participantes de mercado), por oposição à negociação bilateral (negociação apenas entre dois participantes); Maior transparência na formação dos preços; Maior liquidez e profundidade; Maior disponibilidade de informação sobre os negócios realizados, com cotações em tempo real.
Qual é o mínimo para se investir?
Um investidor deverá adquirir, no mínimo, um Título do Tesouro, seja uma BT, ou uma OT. As BT apresentam valores nominais de mil kwanzas e as OT apresentam valores nominais variáveis a partir dos cem mil kwanzas.
Como são formados os preços no MBTT?
Os preços ou cotações no MBTT são formados a partir da interacção das ofertas de compra e venda, isto é, das intenções de compra e venda dos investidores. Nesta interacção, sempre que o preço de compra e venda coincidem, realiza-se um negócio a determinado preço ou cotação. Exemplo: Se no sistema de negociação tivermos uma oferta de compra de uma obrigação do tesouro a 80% do seu valor nominal, e simultaneamente tivermos uma oferta de venda ao mesmo preço, o sistema efectua o ‘matching’ entre as duas ofertas, gerando assim um negócio ao preço de 80%, pela quantidade de 500.
Qual é o horário de negociação?
A sessão de negociação do MBTT irá decorrer entre as 09:00 e as 15:30, comportando as seguintes fases de negociação: a) Recolha de ordens de pré-abertura: das 9h00 às 9h25; b) Leilão de abertura: das 9h25 às 9h30; c) Negociação em contínuo: das 9h30 às 14h45; d) Recolha de ordens de pré-fecho: das 14h45 às 14h55; e) Leilão de fecho: das 14h55 às 15h00; f) Recolha de ordens para negociação por chamada: das 9h00 às 10h55; g) Leilão da negociação por chamada: das 10h55 às 11h00; h) Registo de negócios após o fecho: das 15h00 às 15h30.
Como são liquidados os negócios efectuados no MBTT?
Os negócios efectuados no MBTT e noutros segmentos de mercado geridos pela BODIVA são liquidados fisicamente através do sistema centralizado de valores mobiliários denominado Central de Valores Mobiliários de Angola (CEVAMA), sendo que a liquidação financeira é realizada com recurso ao Sistema de Pagamentos em Tempo Real (SPTR), propriedade do Banco Nacional de Angola (BNA).
Quem pode participar no MBTT?
A participação no MBTT encontra-se disponível a todos os investidores, sejam eles institucionais ou não institucionais. Neste sentido, qualquer cidadão que pretenda rentabilizar as suas poupanças poderá através do MBTT, adquirir títulos do tesouro e beneficiar das suas vantagens, promovendo assim a democratização do acesso ao mercado.
Como é que o cidadão comum pode participar no MBTT?
Por forma a beneficiar das oportunidades de negócio que o MBTT oferece, deverá contactar um membro BODIVA e solicitar a abertura de uma conta. Será através deste que poderá aceder à plataforma de negociação da BODIVA e transmitir as suas intenções de compra/venda. Para saber quem são os membros BODIVA, aceda ao nosso site: HYPERLINK ‘http://www.bodiva.ao’ www.bodiva.ao.
Quem gere o MBTT?
O MBTT é gerido pela Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA), enquanto entidade gestora de mercados regulamentados.
O que é a Bolsa de Valores?
A Bolsa de Valores é um mercado organizado, físico ou virtual, onde são negociados valores mobiliários e outros instrumentos financeiros, tais como derivados. É nada mais, nada menos do que um mercado organizado e regulamentado, também conhecido por mercado secundário. Em Angola, a bolsa de valores denomina-se Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA), que desempenha o papel de Sociedade Gestora do Mercado Regulamentado.
O que é um Membro BODIVA?
Qualquer entidade autorizada pela BODIVA a actuar como agente de negociação e/ou a proceder às liquidações das respectivas operações realizadas nos mercados geridos pela BODIVA. Existem três categorias de Membros BODIVA: Membro Associado: Agente de intermediação, ou outra entidade legalmente autorizado, que negoceie nos mercados geridos pela BODIVA, unicamente para a carteira própria; Membro de Liquidação: Agente de intermediação legalmente autorizado a proceder às liquidações físicas e financeiras das operações realizadas nos mercados geridos pela BODIVA; Membro de Negociação: Agente de intermediação legalmente autorizado a prestar, pelo menos, os serviços de recepção e execução de ordens nos mercados regulamentados. Para aceder a lista de membros BODIVA, poderá aceder ao site HYPERLINK ‘../../AppData/Local/Microsoft/Windows/Temporary Internet Files/Content.Outlook/PXER13V0/www.bodiva.aowww.bodiva.ao.
Como posso ter acesso à informação sobre os negócios realizados MBTT?
Para ter acesso à informação sobre os negócios realizados no MBTT, bastará aceder ao site institucional da BODIVA, em HYPERLINK “http://www.bodiva.ao” www.bodiva.ao. Aí terá acesso em tempo real e de forma gratuita às cotações do MBTT. Adicionalmente, a BODIVA publica diariamente um resumo da sessão de negociação, através do Boletim de Mercado.
O que é um emitente?
Entidade que emite valores mobiliários. Trata-se, pois, da entidade sobre a qual os detentores dos valores mobiliários podem exercer os direitos que a posse dos valores mobiliários confere, sejam estes de propriedade (Acções) ou de crédito (Obrigação do Estado ou da Empresa).
O que é um investidor?
Um investidor é toda e qualquer entidade (singular ou colectiva) que aplica o seu capital em valores mobiliários, utilizando-os como veículos de investimento que transportam e valorizam as suas poupanças para o futuro. O seu acesso ao Mercado de Valores Mobiliários é feito com o apoio de Agentes de Intermediação.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública