Girabola Zap
Banco BAI
Lopes Paulo exonerado

PR nomeia quinto assessor para assuntos económicos

09 Jun. 2020 Economia / Política

Desde que tomou posse em 2017, como Presidente da República, João Lourenço já trocou de secretário para assuntos económicos cinco vezes. Dos nomeados, um esteve implicado com a justiça na Suíça.

PR nomeia quinto assessor para assuntos económicos

Nesta segunda-feira, João Lourenço voltou a mexer na equipa: trocou Lopes Paulo, economista, de secretário para os assuntos económicos do presidente do qual havia sido nomeado há 11 meses (Julho do ano passado), por Victor Hugo Guilherme.

Lopes Paulo havia substituído o académico Alcino dos Prazeres Izata Francisco Conceição, que esteve no cargo um ano. Antes o cargo foi ocupado pelo actual ministro dos Transportes, Ricardo Viegas d’ Abreu, apelidado por muitos como o ‘bombeiro’ do Presidente da República.

Ricardo Viegas d’ Abreu havia tomado posse como secretário para os assuntos económicos do Presidente da República, em Outubro de 2017. Este por sua vez havia substituído Carlos Panzo que durou poucas semanas.

Carlos Panzo foi o primeiro secretário para os assuntos económicos do Presidente da República. Uma investigação na Suíça, sobre alegadas práticas de branqueamento de capitais, ditou o afastamento de Panzo do cargo.