Primeira-ministra da Noruega visita Angola
A primeira-Ministra da Noruega, Erna Solberg, inicia hoje, 3, uma visita de trabalho de um dia a Angola a convite do chefe do Estado, João Lourenço, para reforçar a cooperação entre os dois países.
De acordo com o comunicado de imprensa da Casa Civil do Presidente da República, Erna Solberg rende homenagem ao primeiro Presidente de Angola António Agostinho Neto, no memorial erigido em sua memória no Largo da Independência.
Erna Solberg vai participar nas actividades no Centro de Apoio à Pesca Artesanal, à Ilha de Luanda, nomeadamente um encontro com a comunidade piscatória e um festival de gastronomia e cultura dos dois países. Igualmente a primeira-ministra da Noruega participa no Fórum de Negócios Angola-Noruega virado para o conhecimento do potencial de cooperação empresarial entre os dois mercados, onde a dignitária deve proferir um discurso.
Está agendada também uma visita da chefe do Governo norueguês à sede da missão diplomática do seu país em Angola, local onde se reunirá, em mesa redonda, com estudantes, académicos e elementos da sociedade civil.
O programa oficial terminará com uma recepção oferecida pela primeira-ministra norueguesa ao corpo diplomático e representantes de organizações internacionais, sob o tema ‘Uso sustentável dos oceanos’.
Em Junho, Angola e a Noruega assinaram, em Oslo, um memorando sobre consultas políticas bilaterais. O ministro angolano das Relações Exteriores, Manuel Augusto, e a sua homóloga dos Negócios Estrangeiros, Ine Eriksen Soreide, subscreveram o instrumento jurídico de cooperação mútua.
As relações entre Angola e Noruega estabeleceram-se em 1977. No sector privado, aquele país criou um fundo de, aproximadamente, 50 milhões de dólares para investir nas companhias petrolíferas angolanas, de modo a aumentarem os níveis de produção, com o objectivo de captar mais investimentos.
Governo recua e retira Unicargas da lista das privatizações