Banco BAI
A 15 de Janeiro

Trump anuncia assinatura de acordo comercial com a China

02 Jan. 2020 Mundo

Donald Trump anunciou esta semana que os EUA vão assinar a primeira fase do acordo comercial com a China a 15 de Janeiro, numa cerimónia a ter lugar na Casa Branca, em Washington. Além desse acordo, o presidente norte-americano anuncia o início das conversações para a fase dois do acordo comercial.

Trump anuncia assinatura de acordo comercial com a China

Este anúncio de Trump poderá colocar fim àquela que é designada como ‘guerra comercial’ e que implicava a aplicação de tarifas de importação de produtos, tanto do lado norte-americano como por parte das autoridades chinesas.

A China confirmou no dia de Natal que está “em estreita comunicação” com os EUA a propósito da assinatura do acordo comercial entre os dois países. Geng Shuang, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, disse que Pequim e Washington têm estado em contacto, dando fundamento às declarações proferidas ontem por Donald Trump.

“As equipas económicas e comerciais de ambos lados estão em estreita comunicação sobre os detalhes das preparações para a assinatura do acordo e outros trabalhos de acompanhamento”, referiu Geng Shuang, numa conferência de imprensa na capital chinesa, divulgada pela imprensa internacional.