Girabola Zap
Banco BAI
Presidente acusa instituição de “má gestão” da pandemia

Trump retira EUA da Organização Mundial de Saúde

08 Jul. 2020 Mundo

O presidente norte-americano, Donald Trump, retirou oficialmente o Estados Unidos da Organização Mundial de Saúde (OMS), que acusa de “má gestão” da pandemia do novo coronavírus, anunciou nesta terça-feira, o senador Robert Menendez.

Trump retira EUA da Organização Mundial de Saúde

“O Congresso recebeu a notificação de que o presidente retirou oficialmente os Estados Unidos da OMS em plena pandemia”, escreveu no Twitter o senador democrata, membro da comissão senatorial dos Negócios Estrangeiros, segundo escreve a agência noticiosa France-Presse (AFP).

Também a agência de notícias espanhola Efe, citando um funcionário da Casa Branca que pediu para não ser identificado, indicou que os Estados Unidos deram início ao processo de saída da OMS, o que só sucederá dentro de um ano, decisão que, lembra, chega em plena crise pandémica associada à covid-19.

“O aviso da saída dos Estados Unidos, que se tornará efectiva em 6 de Julho de 2021, foi enviado ao secretário-geral da ONU [António Guterres], que é o depositário da OMS”, disse a fonte à Efe. Em fins de            Maio, Trump anunciou que terminava o relacionamento entre os Estados Unidos e a OMS, que acusou de ser inapta na gestão da pandemia da covid-19.

O presidente norte-americano alegou que a OMS não soube responder de forma eficaz ao seu apelo para introduzir alterações no seu modelo de financiamento, depois de já ter ameaçado cortar o financiamento norte-americano a esta organização das Nações Unidas, acusando-a de ser demasiado benevolente com o governo chinês.