Valter Filipe cria gabinete de intercâmbio e relações internacionais
O governador do Banco Nacional de Angola criou um novo gabinete na instituição que passa a ocupar-se do intercâmbio e das relações internacionais, informa um despacho interno, assinado por Valter Filipe, no fim do mês de Junho.
O gabinete é dirigido por Sinanouk Fortuna, quadro formado em Ciências Políticas, e, segundo justifica o despacho, a sua criação decorre do “processo de reestruturação e modernização do Banco Nacional de Angola” que, entre outras medidas, incluiu também um novo departamento de provedoria, dirigido por Domingos das Neves.
Fonte do BNA comentou ao VALOR que todo o processo de reestruturação visa assegurar a adequação às normas prudenciais, facto que exige “por consequência uma gestão prudente do banco central”. A mesma reforça que os sinais de mudança “têm sido notórios”, justificando com o facto de se estar a observar “uma actuação diferente” da autoridade reguladora do sistema bancário que levou a mudanças na administração e na movimentação de gestores.
“A administração do BNA, por exemplo, é assegurada sobretudo por quadros da instituição e inclui dois administradores com especialidade em contabilidade e diplomacia”, detalha numa alusão ao economista Samora Machel Januário da Silva e à diplomata Ana Paula Patrocínio Rodrigues, que “têm pautado pelo cumprimento dos desafios atinentes à boa gestão e à transparência para assegurar o papel do BNA, enquanto banco central”, destaca.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública