Angola cai no índice ‘Positivo de Paz’ e entra na lista dos países ameaçados pela violência nos próximos 10 anos
INQUÉRITO. Especialistas do Instituto para Economia e Paz (IEP) recomendam que os 27 países em risco alto de conflitos, do qual figura Angola, devem usar os dados disponibilizados para “antecipar e preparar-se para possíveis aumentos da violência no futuro.” Sugerem ainda o cumprimento dos pilares de governança ambiental, social e corporativa (ESG)
Angola caiu seis lugares no índice Positivo de Paz (GPI), elaborado pelo Instituto para Economia e Paz (IEP), que mede o nível de resiliência de 163 países. A análise cobre 99,7% da população mundial, com abordagem quantitativa para definir e medir factores que criam sociedades pacíficas.
O país recebeu uma pontuação de 3,771. No entanto, apesar de a pontuação melhorar ligeiramente face aos 3.749, do relatório anterior, a classificação do país piorou. Da posição 132ª, que ocupava em 2023, recuou para a 138ª em 2024, indicam os dados publicados recentemente pelo IEP.
Com uma medida invertida da paz, isto é, pontuações próximas de um indicam níveis mais baixos de violência e pontuações próximas a cinco mostram maiores níveis de violência.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
“A taxa de inflação para 2024 vai situar-se seguramente acima...