Anúncio de subscrição
ÁFRICA DO SUL E EGIPTO LIDERAM

Angola não tem bilionários conhecidos em África

01 Jun. 2022 Valor Económico Gestão

Riqueza. Ricos de Angola não fazem parte do ranking da Forbes. Isabel dos Santos era única da lista e saiu em 2021.

 

Angola não tem bilionários conhecidos em África

Nenhum angolano faz parte da lista das pessoas mais ricas do continente apesar de um relatório da New World Wealth ter concluído em 2017 que Angola “é o sexto país africano onde há mais riqueza per capita, com 320 multimilionários”. Entretanto, em 2022, estes ricos não são reconhecidos pela Forbes. 

Para a Forbes só Isabel dos Santos, filha do ex-presidente de Angola, era vista como rica. Chegou a figurar na oitava posição da lista dos mais ricos de África e ocupava a 630ª posição dos mais ricos do mundo até 2021, quando viu os seus bens serem arrestados pelo Governo.

A lista dos mais ricos de África em 2022 é composta por 18 bilionários que viram as suas fortunas aumentadas nos últimos 12 meses. Apesar da pandemia, o aumento dos preços das acções da Nigéria ao Zimbábue elevou a sorte desses magnatas, à medida que a procura por produtos de cimento a bens de luxo aumentou. Agora controlam cerca de 84,9 mil milhões de dólares. A lista é liderada por cinco magnatas sul-africanos e outros cinco egípcios.