Angola não tem bilionários conhecidos em África
Riqueza. Ricos de Angola não fazem parte do ranking da Forbes. Isabel dos Santos era única da lista e saiu em 2021.
Nenhum angolano faz parte da lista das pessoas mais ricas do continente apesar de um relatório da New World Wealth ter concluído em 2017 que Angola “é o sexto país africano onde há mais riqueza per capita, com 320 multimilionários”. Entretanto, em 2022, estes ricos não são reconhecidos pela Forbes.
Para a Forbes só Isabel dos Santos, filha do ex-presidente de Angola, era vista como rica. Chegou a figurar na oitava posição da lista dos mais ricos de África e ocupava a 630ª posição dos mais ricos do mundo até 2021, quando viu os seus bens serem arrestados pelo Governo.
A lista dos mais ricos de África em 2022 é composta por 18 bilionários que viram as suas fortunas aumentadas nos últimos 12 meses. Apesar da pandemia, o aumento dos preços das acções da Nigéria ao Zimbábue elevou a sorte desses magnatas, à medida que a procura por produtos de cimento a bens de luxo aumentou. Agora controlam cerca de 84,9 mil milhões de dólares. A lista é liderada por cinco magnatas sul-africanos e outros cinco egípcios.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública