PERSPECTIVA DA ECONOMIA ESTE ANO

Cedesa alerta que crescimento económico continua incapaz de travar pobreza em Angola

A economia angolana deverá crescer apenas 2,3% em 2026, num ritmo considerado insuficiente para responder ao rápido aumento da população, reduzir a pobreza e criar emprego em escala compatível com as necessidades do país.

Cedesa alerta  que crescimento  económico continua  incapaz de travar  pobreza em Angola
Mário Mujetes

A economia angolana deverá crescer apenas 2,3% em 2026, num ritmo considerado insuficiente para responder ao rápido aumento da população, reduzir a pobreza e criar emprego em escala compatível com as necessidades do país.

A conclusão é do Centro de Estudos para o Desenvolvimento Económico e Social de África (Cedesa), que entende que o país enfrenta uma situação de “fragilidade resiliente”, marcada por uma estabilidade macroeconómica aparente, mas sustentada em bases estruturalmente frágeis.

Alertando para o aumento da pressão sobre escolas, hospitais, infra-estruturas urbanas e sobre o mercado de trabalho, o estudo argumenta que a combinação entre dependência do petróleo, desaceleração da diversificação económica, fragilidades do sistema financeiro e o aumento da incerteza política, à medida que se aproximam as eleições gerais de 2027, coloca o país perante um cenário de vulnerabilidade crescente no médio prazo.

A observação, apoiada também em projecções do Fundo Monetário Internacional, assinala que o crescimento previsto para 2026 representa uma desaceleração face aos 3,1% estimados para 2025 e permanece muito abaixo da média da África Subsaariana, fixada em 4,3%. Esta diferença ganha maior relevância num contexto em que o país regista uma das mais elevadas taxas de crescimento populacional da região.

Na avaliação do Cedesa, este desfasamento entre crescimento económico e expansão demográfica significa que, mesmo com indicadores macroeconómicos relativamente estáveis, a economia não consegue gerar riqueza suficiente para melhorar de forma significativa as condições de vida da população.