Girabola Zap
Banco BAI
Desafio para todos os empresários

Como gerir a ansiedade Covid

24 Mar. 2020 Valor Económico Gestão

ESTRATÉGIA. A pandemia tomou conta de todas as agendas e os seus colegas e funcionários vão naturalmente nesta fase de reajustamentos, sentir muita ansiedade. Tendo o Covid19 instalado uma realidade em que temos todos de fazer esforços, tenha em conta estes cinco conselhos para implementar na gestão da sua empresa.

Como gerir a ansiedade Covid

Tenha um plano - e comunique-o de forma aberta – Não é expectável que se saiba o que fazer exactamente numa situação que é para todos nova, no entanto, os seus funcionários vão olhar para si em busca de direcções. Seja o comandante do barco que mantém todos a par da maré sem causar o pânico. Informe-se junto de fontes fidedignas e partilhe informação que vá ajudar a tranquilizar e acalmar os receios que se justificam.

                                                                                                                                     Mostre empatia - demonstre capacidade de se por no lugar do seu funcionário, reconheça as suas dificuldades e ansiedades, disponibilize ajuda psicológica se a dimensão da sua empresa o justificar e mostre aos seus funcionários que a sua empresa mesmo estando a sofrer a pressão da crise, vai tudo fazer para manter postos de trabalho.

Reconheça - que este não é um momento de ‘business as usual’- longe na normalidade da actividade empresarial diária a pamdemia do Covid19 exige novas logicas que certamente vão criar ansiedade aos seus funcionários, lembre-os que são pessoas e por isso não dispensáveis apesar do momento duro para todos. Cancele todas as actividades não essenciais que exijam ajuntamentos e siga à risca as regras impostas pelas organizações publicas de saúde, dissemine-as entre o seu staff. E lembre-se vamos ultrapassar esta crise. 

Compreenda– o stress causado pela incerteza e por um contexto de muitas dificuldades pode levar à ansiedade e depois ao pânico. Encoraje actividades domiciliares de auto-gestão de stress como fazer pausas ou exercício e mantenha uma linha de diálogo que não permita isolamentos.

Transmita segurança – dê informações aos seus funcionários que de acordo com a Organização Mundial de Saúde, lhes mostre a importância do reforço do sistema imunitário, da manutenção do resguardo físico e da higiene. Faça-o de forma periódica de modo a que a informação circule e se torne segunda natureza.