ANGOLA GROWING
FUNDADAS 1918

Empresas que completam 100 anos

15 Jan. 2018 Valor Económico Gestão

CELEBRAÇÃO. Nasceram de projectos locais ou de pequenos negócios e tornaram-se grandes actores da económica global. Resistiram e sobreviveram a crises económicas e celebram todas 100 anos este ano.

 26551165 1842032589141173 1459663796 n

SALAM

Presidente - Johan van Zyl 61 anos

Resultado líquido - 748 milhões de dólares (2015)

South African National Trust e Assurance Company Limited (Salam), foi registada a 8 de Junho de 1918. O grupo evoluiu ao longo dos anos de uma seguradora tradicional para um provedor de serviços financeiros locais e internacionais.

Hoje, a Salam é um fornecedor diversificado de serviços financeiros com um extenso produto que oferece ‘catering’ a todos os segmentos de mercado. O grupo cresceu de forma consistente tanto local quanto internacional, com a presença em mais de 10 países africanos e na Índia, Malásia, Filipinas, Reino Unido, Irlanda, EUA, Suíça e Austrália.

CITIZEN

Watch CEO – Toshio Tokura

Facturação: 193 mil milhões de dólares

Principal empresa do grupo corporativo japonês Citizen, foi fundada sob o nome de Shokosha Watch Research Institute, mas, em 1924, mudou para Citizen derivado de um modelo de relógio de bolso que comercializou naquela época e registado a 28 de Maio de 1930.

A Citizen Watch actualmente é um dos maiores produtores de relógios de pulso de quartzo e relógios automáticos em todo o mundo. Consta do seu leque de produção, cronómetros, calculadoras, diários electrónicos, televisores portáteis, glucómetros, impressoras e ‘toners’. Em 2008, adquiriu a empresa de vigilância Bulova, famosa por ter fabricado o primeiro relógio de pulso electrónico do mundo, o Bulova Accutron.

HERTZ GLOBAL

CEO, director presidente - Kathryn V. Marinello, 61 anos

Facturação - 1,9 mil milhões de dólares

Hertz Global Holdings opera as marcas de aluguer de veículos Hertz, Dollar e Thrifty em aproximadamente 9.700 locais, usando o ‘franshising’ na América do Norte, Europa, Caribe, América Latina, África, Médio Oriente, Ásia, Austrália e Nova Zelândia.

Fundada por Walter L. Jacobs, de Chicago, Illinois, o aluguer de carros começou com uma dúzia de carros modelo Ford T. Depois de cinco anos, a frota de Jacob expandiu-se para 600 veículos, gerando uma receita anual de aproximadamente um milhão de dólares. Tornou-se numa das maiores empresas de veículos de uso geral de aeroporto em todo o mundo. A receita total no primeiro trimestre de 2017 foi de 1,9 mil milhões de dólares, mas registou uma queda de 3% em relação ao primeiro trimestre de 2016.

BANK OF EAST (BEA)

Presidente e Director Presidente - Kwok Po Li, 77 anos

Activos – 101 mil milhões de dólares

Incorporado em Hong Kong em 1918, o Bank of East Asia (‘BEA) dedica-se a fornecer serviços bancários corporativos, pessoais, gestão de património e investimento aos seus clientes em Hong Kong, na China e a outros mercados importantes no mundo. Tornou-se o maior banco local independente de Hong Kong, com activos consolidados totais de 101 mil milhões de dólares a 30 de junho de 2017. Listado na Bolsa de Valores de Hong Kong, o banco entra no índice Hang Seng.

PANASONIC

Presidente - Kazuhiro Tsuga

Facturação em 2017 65,8 mil milhões de dólares

A Panasonic Corporation é líder mundial no desenvolvimento de diversas tecnologias e soluções electrónicas para clientes nos negócios de eletrônicos de consumo, habitação, automóvel e B2B.

Foi fundada em 1918 com o nome de Matsushita Electric Industrial, pelo Konosuke Matsushita, que, com apenas 23 anos, cirou uma pequena empresa familiar com dois empregados, fabricando um ‘plug’ para tomada eléctrica, projectado por ele mesmo. A Panasonic desenvolvia também uma antiga linha de produtos chamada National, que fabricava inicialmente produtos electrodomésticos, aparelhos pessoais e aparelhos industriais. Posteriormente, a National também passou a fabricar micro-ondas e alguns produtos electrónicos. Vendo que a utilização de um nome único seria mais viável, interrompeu os produtos National e passou a fabricar somente produtos com a marca Panasonic.

A empresa expandiu-se globalmente e agora opera com 495 subsidiárias e 91 empresas associadas em todo o mundo, registando vendas líquidas consolidadas de 65,8 mil milhões de dólares no ano fechado a 31 de Março de 2017.