Ex-deputado e famoso pela frase “comam atum” vai dirigir a IGAE
O ex-deputado do MPLA, João Pinto, foi nomeado hoje para dirigir a Inspecção-Geral da Administração do Estado (IGAE). João Pinto vai substituir Ângelo da Veiga Tavares que esteve no cargo menos de sete meses.
Na nota de imprensa publicada da Presidência da República, não são explicadas as razões para o afastamento de Ângelo da Veiga Tavares.
João Pinto é docente universitário e foi deputado pelo MPLA durante quatro mandatos seguidos. Foi também vice-presidente da bancada parlamentar do partido no poder. No entanto, nesta legislatura, a de 2022-2027, não foi eleito por ter sido colocado como número 107 no círculo nacional, em lugar não elegível. O MPLA elegeu 67 deputados.
Em 2016, João Pinto esteve ‘na boca’ de muitos angolanos e rendeu vários ‘memes’ nas redes sociais pela forma como decidiu expressar a sua opinião em relação à crise económica que Angola atravessava. A oposição culpava o Governo pela crise e falava em má governação. Já o MPLA pedia prudência e acreditava que a crise era passageira. Foi num destes momentos que João Pinto propôs uma solução, aconselhando os angolanos a mudar de hábitos alimentares: “se comíamos bifes caros, vamos comer bifes de atum e é preciso que aqueles que comiam muitos pratos reduzam para um''.
Governo recua e retira Unicargas da lista das privatizações