Banco BAI
ELEIÇÃO PRESIDENCIAL DOS EUA

Gestão de campanhas eleitorais em tempo de pandemia

13 Oct. 2020 Valor Económico Gestão

INOVAÇÃO. Os estilos das campanhas eleitorais americanas que opõem democratas a republicanos têm sido sempre diferentes, mas a pandemia polarizou-os ainda mais neste ano atípico. Como nas eleições de 2016 as sondagens indicam que os democratas liderados por Joe Biden estão à frente nas intenções de voto e têm muitas celebridades a apoiar, mas tal como nas eleições passadas Donald Trump não pode ser subestimado, sendo que nesta leva a vantagem de estar na Casa Branca.

Gestão de campanhas eleitorais em tempo de pandemia

Donald Trump                                                         

1. Mensagem que transmite segurança no controlo da pandemia. Trump poucas vezes de máscara até apanhar covid19

2. Ritmo intenso, em 22 dias Trump fez 27 viagens em 17 estados

3. Criticado por pôr em risco a saúde dos seus eleitores

4. Até final de agosto tinha angariado 325 milhões para a campanha eleitoral

5. Eventos de angariação de fundos presenciais

6. Aposta na abordagem presencial em detrimento da publicidade televisiva

7. Comícios presenciais que juntam milhares de pessoas e que desafiam as recomendações de distanciamento de prevenção da pandemia

8. Abordagem porta a porta clássica presencial com voluntários a visitarem mais de 1 milhão de eleitores

9. Staff trabalha em grupo com intensidade nos últimos meses da campanha

 

Joe Biden                           

Mensagem que transmite importância das precauções e regras de distanciamento social. Biden sempre de máscara

Ritmo brando, com 12 visitas nos estados próximos em 22 dias

Criticado pela falta de energia da campanha e pouca presença

Até final de agosto tinha angariado 466 milhões para a campanha eleitoral

Eventos de angariação de fundos online

Gasto com publicidade televisiva seis vezes mais elevado do que a de Trump nos estados decisivos

Combinação de eventos online, com presenças esporádicas, muitas entrevistas e paragens com poucas reuniões de gente com enfase no distanciamento social

Campanha porta a porta presencial suspensa, registo de 2.6 milhões de conversas com eleitores via telefónica e online

Staff em trabalho remoto que já levou a críticas de senadores democratas de alguns estados

X