Igape recorre ao Tesouro para pagar salários de empresas extintas
LIQUIDAÇÃO. Maior parte das extintas pelo próprio Estado não tem activos para vender. É uma conclusão de um levantamento do Igape. Das 68 empresas apuradas, ainda só foi regularizada a situação de oito. Há mais de 14 mil trabalhadores a aguardar pelos pagamentos.

As mais de 68 empresas extintas pelo Estado, entre públicas e com participação estatal, ao longo dos anos, devem, no total, 71 mil milhões de kwanzas, provenientes de pagamentos de salários e indemnizações, além de pagamentos a fornecedores, segurança social, à Administração Geral Tributária (AGT), entre outros.
O Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (Igape) admite que a maioria das empresas, liquidadas ao longo dos anos, não tem activos para vender. “Antes da liquidação e extinção das empresas, os activos foram privatizados”, justifica Augusto Kalimemala, administrador do Igape.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
João Lourenço revela que já pensou no perfil do seu sucessor depois...