APP VE
PRESENÇA EM FÓRUNS NA rÚSSIA E NA ARÁBIA SAUDITA

Isabel dos Santos diz-se apostada na promoção de África

PARCERIAS. Empresária sublinha existir “muita coisa errada” no continente, mas defende a necessidade da sua promoção. Em Outubro, Isabel dos Santos esteve na Rússia e na Arábia Saudita. 

Isabel dos Santos diz-se apostada na promoção de África

A empresária Isabel dos Santos garante estar apostada em contribuir para a mudança da narrativa sobre África a nível mundial por entender ser necessário “haver africanos a promoverem positivamente” o continente.  

“Quero uma narrativa positiva. Sei que há muita coisa errada e Angola não é excepção”, respondeu ao VALOR, quando questionada sobre o objectivo das viagens que realizou nas últimas semanas, com destaque para a Arábia Saudita, no FII2019.    

Neste país, Isabel dos Santos usou as redes sociais para destacar encontros com líderes africanos, assim como a participação de estadistas em determinados debates, com realce para os presidentes da Nigéria, Muhammadu Buhari, do Níger, Mahamadou Issoufou, e do Quénia, Uhuru Kenyattta. “África está a passar por mudanças transformadoras. Cada vez mais é um berço de oportunidades que podem dar início a uma onda de investimentos e levar ao crescimento dos países africanos”, observou Isabel dos Santos, alertando para a necessidade de políticas que garantam acordos comerciais internos e que promovam o crescimento sustentável. 

Defendendo que o continente está perante “uma nova era”, Isabel dos Santos insiste que a sua visão para África “é de um continente próspero e unido”. “Uma terra sem fim com um potencial ainda maior. Seja nas nossas pessoas, nos frutos da terra ou naquilo que criamos, acredito que temos capacidade de dar o salto. Precisamos de nos unir enquanto continente, dar abertura ao diálogo e à criação de parcerias. Apenas assim seremos um continente forte e capaz de responder aos desafios de hoje e do futuro”, defendeu ao lado do presidente nigerino, Mahamadou Issoufou.

Dias antes da sua deslocação à Arábia Saudita, Isabel dos Santos esteve em Sochi a participar da cimeira Rússia-África, realizada entre 23 e 24 de Outubro. A sua presença no evento foi, entretanto, menosprezada pelo Presidente da República. “Esteve por vontade própria, é empresária, conseguiu estar neste fórum e ninguém tem nada contra isso”, respondeu João Lourenço em declarações à portuguesa RTP. “Ela é filha de uma cidadã russa como todos nós sabemos e, portanto, a coisa mais natural é ela estar na Rússia, não interessa a fazer o quê. É a coisa mais natural e não nos incomoda absolutamente nada”, acrescentou João Lourenço.

Em Junho, Isabel dos Santos já tinha participado no Fórum Económico Internacional de São Petersburgo, onde também estiveram os presidentes russo, Vladimir Putin, e chinês, Xi Jinping. A empresária desafiou a Rússia a canalizar mais investimentos para África.