Lucro dos bancos internacionais a operar em Angola dispara 52,81% e activos sobem 31,73%
BALANÇO. Performance dos bancos internacionais a operar no mercado financeiro angolano melhorou substancialmente, embora com os resultados modestos do russo VTB África, afectado pelas sanções do ocidente ao país de origem.
Quatro das cinco instituições bancárias internacionais com operação em Angola, excepto o Access Bank que até segunda-feira não tinha o balancete publicado, somaram, no penúltimo trimestre do presente ano, lucro de 136,098 mil milhões de kwanzas, o equivalente a 149,715 milhões de dólares ao câmbio do Banco Nacional de Angola (BNA), conforme indicam cálculos do Valor Económico.
O resultado do quarteto, formado pelo Standard Bank, Caixa Angola, Banco da China e o VTB África, sinaliza um crescimento de 47,038 mil milhões, cerca de 52,81%, comparativamente aos 89,060 mil milhões contabilizados em lucro no período homólogo. Numa análise com o segundo trimestre, há um significativo aumento de lucros na ordem dos 58,653 mil milhões, ou seja, os lucros crescem 75,73%.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.
Venâncio Mondlene acusa João Lourenço de temer reabertura do processo ‘dívidas ocultas’