Destaques para Unitel e Biocom

Número de empresas públicas aumentou nos últimos dois anos. Há mais sete empresas no SEP

O número de empresas públicas aumentou nos últimos dois anos. Há mais sete instituições que fazem parte do Sector Empresarial Público (SEP).

 

Número de empresas públicas aumentou nos últimos dois anos. Há mais sete empresas no SEP

Em 2020, o universo SEP era composto por 85 empresas. O ano passado, o número passou para os 92, no período que coincidiu o de combate à corrupção como chamou o Presidente João Lourenço.

Destas empresas, o destaque recai para as empresas que pertenciam a Isabel dos Santos, filha do antigo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, e das empresas dos generais Leopoldino Nascimento ‘Dino’ e Hélder Vieira Dias ‘Kopelipa’, antigos homens ‘fortes’ do antigo Presidente da República.  

Do universo de 85 empresas em 2020, registou-se em 2021 a entrada da Sociedade de Desenvolvimento da Barra do Dande, do Grupo Zahara, e da Biocom. Em 2022, esse número saiu dos 85 para os 92 com a entrada da Unitel, do Grupo Média Nova, da TV Zimbo, da Gráfica
 
Damer, do Grupo Interactive e da Multitel.

No ano passado, houve a saída do BCI, que foi vendido ao Grupo Carrinho e da Cafangol que foi extinta.

Nove empresas paralisadas 

 


Em 2022, o SEP integrava 92 empresas, 66 públicas, 20 de domínio público e seis participações públicas minoritárias.

Do ponto de vista operacional, o universo do SEP tinha 77 empresas activas e nove paralisadas. As empresas públicas empregam 54.554 trabalhadores.

Em relação às paralisadas, o Governo tem em curso acções para avaliação da permanência ou extinção da Empresa Nacional de Pontes (ENP), da Empresa Nacional de Estudos e Projectos (ENEP), da Empresa Nacional de Cimento (ENCIME), da Empresa Fabril de Calçados e Uniformes (EFCU), da Empresa Nacional de Discos e Publicações (ENDIPU), da Empresa de Transportes de Cabinda (ETPC) e da Sociedade de Investimentos e Participações (SIP).

No universo do SEP, não estão incorporadas as sociedades participadas por empresas públicas. Mas está em curso o levantamento destas sociedades.