Que tipo de gestor é você?

08 Sep. 2020 Valor Económico Gestão

LIDERANÇA. Se tem de gerir uma empresa, micro, media ou grande e tem de gerir pessoas e projectos esta pergunta vai fazer servir-lhe alguma destas carapuças. Saiba em que tipo de gestor padrão se enquadra melhor.

Que tipo de gestor  é você?

O gestor organizado

Você tem de gerir vários projectos em simultâneo, diferentes equipas com diferentes objectivos e metas, bem como stake-holders variados. Você tem sempre café à mão e biscoitos para mordiscar entre reuniões. A sua vida são os relatórios e tabelas de produção e acompanhamento dos projectos. Se alguém aparece com uma novidade você respira fundo bebe café e adiciona a informação às planilhas para reajustar os seus planos.

Frase favorita: “como podem ver nas tabelas...”

 

O gestor sempre preocupado

Você vive e respira estatísticas. Manda e consulta emails de madrugada, verifica estatutos de contas clientes e manda lembretes que fazem a sua equipa pensar que nunca dorme. Se a informação que precisa se atrasa, você começa a suar frio e precisa de apanhar ar ou sentar-se para regular a sua tensão.

Frase favorita: “preciso da informação imediatamente”

 

O gestor prático

Metas, gráficos e estatísticas de acompanhamento de vendas não são o seu recurso de eleição a menos que alguém a nível superior cobre. Você convence qualquer um com uma conversa. Não é que não goste de planear é mais que o plano fica soterrado entre outros na sua secretaria enquanto você confia que a sua equipa safa qualquer dificuldade. Você vai atrás das oportunidades e de alguma forma tudo resulta.

Frase favorita: “relaxa, vai tudo correr bem”

 

O gestor guia

O líder por definição. Todos os dias reúne a ou as equipas para uma dose de aula em como seguir os seus passos e crescer e você tem sempre a solução para as dificuldades apresentadas. Você provavelmente começou a dar os seus passos como jogador único mas aprendeu a dar valor à equipa e tornou-se capaz de passar conhecimento às gerações que o seguem.

 Frase favorita: “sei como podemos resolver isto”

 

 

O gestor amado

As suas palavras preferidas são “Obrigado”, o “muito bem”, “excelente trabalho”. A sua equipa adora trabalhar consigo e você com ela porque os resultados são fruto de um ambiente com gratidão e honestidade. Você tem recompensas nas gavetas da sua secretária para manter o moral elevado e sempre que pode premeia os melhores funcionários. A retenção do seu staff deve-se à relação que estabelecem consigo e com a sua liderança. 

Frase favorita: “excelente trabalho, agradeço imenso"

 

O gestor do povo

Você não resiste a ficar retido em conversas, edições, melhoramentos e limpezas. Os seus reports atrasam porque você ocupa tempo da sua equipa para levar a cabo essas actividades paralelas. Você é o chefe a quem todos contam tudo e com quem todos querem beber um copo no final da semana. A sua equipa é sua amiga no Facebook.

 

A sua frase: “eu tomo conta disso”

O gestor bombeiro

Você trabalha na área comercial, mas passa o dia a ajudar a área financeira, a dar formação à de marketing, a acudir a operacional. Você é a pessoa que não se senta quando há um problema na empresa. Você grita, precisa de apanhar ar para se acalmar com frequência. Não tem fins de semana e a sua equipa vai encontrar a caixa de correio cheia no início da semana se pensou que teria. Não obstante o pânico, toda a gente o/a adora.

Frase favorita: “claro que consigo”

 

X