Sonangol participa em conferência sobre tecnologias no ‘offshore’
PETRÓLEOS: Empresa deverá apresentar vasta gama de serviços, devendo ainda realizar seminário sobre desafios da indústria de petróleo e gás em Angola.
A petrolífera estatal, Sonangol participa, pela primeira vez, no ‘Offshore’ Technology Conference, evento que se realiza de 1 a 4 de Maio, em Houston, Texas, nos Estados Unidos da América.
Segundo um comunicado emitido pela empresa, na ‘Offshore Technology Conference’ a Sonangol vai apresentar a sua vasta gama de serviços, devendo ainda realizar um seminário que terá como tema principal “Desafios para Tornar a Indústria de Petróleo e Gás em Angola mais Competitiva”.
Para as empresas petrolíferas que operam em Angola, está prevista uma apresentação sobre as ‘Internacional Oil Companies’ no país, e ao Ministério dos Petróleos caberá a apresentação sobre o conteúdo local, nomeadamente o momento actual do sector petrolífero angolano.
O objectivo da participação é dar seguimento ao processo de internacionalização da companhia “de forma a torná-la mais competitiva, mais sustentável e capaz de criar valor para o Estado e cidadãos angolanos”, diz ainda o comunicado da Sonangol, divulgado na semana passada.
A comitiva angolana é liderada pelo administrador João dos Santos, e é integrada pelos membros da comissão executiva da petrolífera nacional, englobando ainda representantes de participadas como Angoflex, BAI, PAENAL, Base do Kwanda, Petromar, Sonamet, Sonasurf e Sonils, além de responsáveis da Agência para a Promoção de Investimento e Exportações de Angola (APIEX).
A ‘Offshore Technology Conference’ é um evento mundial da indústria de petróleo e gás, com periodicidade anual, que se realiza desde 1969, em Houston.
Esta é a segunda vez, em menos de um mês, que a Sonangol participa num evento de dimensão internacional, em Houston, nos Estados Unidos da América, depois de em Março ter participado, na mesma cidade, na CERAWeek, uma plataforma internacional de discussão na área de energia.
Na ocasião, a presidente do conselho de administração da Sonangol, Isabel dos Santos, foi oradora convidada no painel “Transforming Global E&P”, tendo partilhado, durante a sua intervenção, as transformações que tem feito na Sonangol para a “optimização do desempenho financeiro e operacional da empresa”.
No encontro, a PCA da Sonangol reuniu ainda com os presidentes de algumas das maiores companhias petrolíferas mundiais, designadamente da Chevron, ExxonMobil, Total, Grupo BP e Statoil, para “avaliar futuras oportunidades e reforçar relações de cooperação”
Governo recua e retira Unicargas da lista das privatizações