Taxa BNA dispara para 16% em Julho
JUROS. Banco central aumentou a taxa em cinco pontos percentuais desde Janeiro, ultrapassando já a “meta” prevista pela agência Fitch para todo o ano.
O Banco Nacional de Angola aumentou a taxa de juro de referência - a Taxa BNA - para um recorde de 16%, o segundo aumento desde que Valter Filipe assumiu as rédeas do banco central (ambos de dois pontos percentuais) e o terceiro neste ano.
A Taxa BNA estava a 14% antes da reunião de Comité de Política Monetária do banco central, o órgão que mensalmente “analisa a evolução dos indicadores relativos à economia internacional e nacional com realce para os sectores real, fiscal, monetário e externo”. Na reunião de 30 de Junho, “foi prestada particular atenção à trajectória recente dos preços na economia nacional, tendo sido notado, com preocupação, a persistência da inflação mensal à volta de 3%”, disse o BNA em comunicado divulgado no seu sítio da Internet.
O abrupto incremento acontece numa altura que o Fundo Monetário Internacional (FMI) revela, em Washington, Estados Unidos, que Angola cancelou as negociações de pedido de assistência financeira que visava ajudar a estabilizar a economia nacional, confirmado uma notícia avançada, em Maio, pelo VALOR que se referia à indisponibilidade das autoridades nacionais em avançar com o acordo. Ainda assim, a decisão acabou por surpreender alguns observadores, por acontecer poucas semanas depois de uma missão do FMI ter estado em Luanda precisamente para as discussões preliminares sobre o empréstimo e assistência. O Governo agora prefere continuar apenas com as revisões que têm sido feitas à base do postulado no Artigo IV, que basicamente se refere às avaliações do desempenho económico.
Segundo observadores, Angola tem-se esforçado para lidar com a desvalorização dos preços do petróleo desde meados de 2014, altura a partir da qual as receitas do Estado começaram a registar quedas significativas e o kwanza começou a derrapar.
Gerry Rice, porta-voz do FMI, referiu, na capital norte-americana, que a decisão de cancelamento das consultas foi tomada pelo Presidente José Eduardo dos Santos, que decidiu-se “apenas pelas discussões sobre avaliação económica anual do país.”
Outros números do BNA:
-Taxa de Juro da Facilidade Permanente de Cedência de Liquidez sobe de 16% para 20%;
-Taxa de Juro da Facilidade Permanente de Absorção de Liquidez de sete dias sobe de 2,25% para 7,25%;
-De acordo com dados preliminares, em Maio de 2016, o crédito à economia diminuiu 0,39%. Por outro lado, o crédito bruto ao Governo Central (titulado e não titulado) cresceu 4,05%, enquanto os depósitos do
-Governo junto do sistema bancário contraíram em 5,87%;
-Bancos comerciais compraram divisas no valor de 611,6 milhões de dólares ao BNA;
-176 milhões de dólares comprados a clientes
-5,91%, foi a queda na disponibilização de divisas em relação a Maio
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...