INCLUSÃO FINANCEIRA DOS OPERADORES Taxistas ponderam 

taxistas ponderam implementar pagamentos digitais

Uma associação de taxistas pondera autorizar que os seus clientes comecem a efectuar pagamentos das corridas de táxi por via de soluções móveis. A intenção é manifestada por Francisco Paciente, presidente da Associação Nacional dos Taxistas de Angola (Anata), depois do lançamento do Afrimoney, novo serviço de pagamento da rede de telefonia móvel Africell.

 

taxistas ponderam implementar pagamentos digitais

 “Nós taxistas, enquanto transportadores de pessoas, temos de nos adaptar a essa realidade”, reconhece o líder associativo, salientando a existência de várias formas de pagamento digital em que os taxistas podem apostar. 

Para a massificação da digitalização financeira, a associação vai assinar um acordo com a Africell para a activação, ou seja, criação de contas comerciais para que os taxistas possam receber pagamentos dos utentes (passageiros), por via da carteira digital da operadora. Espera-se que o acordo evidencie a capacidade da criação de contas para os taxistas, actualmente na ordem dos mais de 33 mil associados.

A associação espera também que a Africell tenha capacidade para suportar o número de taxistas que estão inscritos na associação. Francisco Paciente garante, no entanto, que muitos taxistas já recebem pagamentos por via da carteira digital de várias empresas que operam no mercado. “Os taxistas já recebem e pagam serviços por via de carteiras digitais”, afirma. 

Prevê-se que a parceria venha a contribuir para a inclusão financeira dos operadores de táxis.