Sem Autor

Sem Autor

TELECOMUNICAÇÕES.Telemóvel Solarin chegou a custar quase ?14 mil dólares e ninguém quis comprar. A fabricante israelita dispensou 30 trabalhadores, um terço do total dos funcionários.

O Índice de Preços Grossista (IPG) registou uma variação mensal de 1,24 %, no período de Janeiro a Fevereiro de 2017, o que representa cerca de 0,04 pontos percentual superior ao alistado no período anterior, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE).

A variação homóloga de Fevereiro de 2016 a Fevereiro de 2017 é de 28,82 %, um aumento de 14,73 pontos percentuais em comparação com Fevereiro de 2016. Em termos de tendência, a taxa de inflação homóloga experimenta aceleração, um facto que teve início em Janeiro de 2015, segundo o INE.

De acordo com o documento, que Angop teve acesso, durante o segundo mês de 2017, os preços dos produtos nacionais aumentaram em 1,29 %, comparados com os de Janeiro de 2017, sendo a Secção A, que abrange a agricultura, produção animal, caça e silvicultura, a que maior aumento de preços registou com 1,37%.

Os produtos que tiveram maior variação de preços neste grupo foram, cabrito vivo com 2,38%, banana com 2,37%, mandioca com 2,35%, pimento com 2,30%, alho com 2,12%, laranja com 1,99%, cenoura com 1,93%, mamão com 1,66%, ovos com 1,57% e limão com 1,28%.

Em Fevereiro, os preços dos produtos importados tiveram um aumento de 1,22%, influenciado basicamente pela variação de preços verificados na Secção A (agricultura, produção animal, caça e silvicultura) com 2,01%.

No referido período, os produtos que mais aumentaram de preços foram o milho em grão com 4,56%, a batata-rena em 3,72%, ginguba com 3,62%, limão com 2,97%, grão-de-bico com 2,65%, a pêra com 2,25%, cenoura com 2,19%, alho com 2,12%, abóbora com 1,85%, ovos com 1,74%, uvas frescas com 1,73%, laranja com 0,73%, flores com 0,63% e maçã com 0,45%.

A inflação global em Fevereiro, deste ano, foi de 1,24%, sendo a contribuição dos produtos importados o que maior participação teve com 0,97 pontos percentuais (78%), enquanto a contribuição dos nacionais (produtos) foi de 0,27 pontos percentuais.

Cerca de mil milhões de dólares foram disponibilizados, nos últimos dois anos, pela República Popular da China, para financiar o sector da construção civil em Angola, o que torna a cooperação económica e comercial entre os dois países mais profunda, segundo o vice-presidente da Câmara de Comércio Angola/China (CAC), Chen Song.

O empresário chines, durante o acto de tomada de posse dos membros do “Alto Conselho Estratégico” da instituição, sublinhou que o seu país importou petróleo de Angola que marcou o primeiro lugar nas importações totais recentes.

Para o responsável, a criação do “Alto Conselho Estratégico” constitui um acto importante que vai constar na história da cooperação comercial entre os dois países, reforçando o interesse dos empresários.

Segundo Chen Song, o relacionamento económico entre Angola e China apresenta uma atmosfera calorosa e importante perante a conjuntura financeira que os países atravessam.

“Acreditamos que sob o pano de fundo da relação amigável, do benefício mútuo e desenvolvimento comum entre Angola e China, a CAC fará maiores contribuições para uma cooperação económica próspera que vai beneficiar o povo dos dois países”, augurou.

A Google desenvolveu uma aplicação que permite enviar dinheiro por email, mas que por enquanto só está disponível nos Estados Unidos.

O número de transações em dinheiro tem vindo a cair e cada vez será menos necessário ter dinheiro na carteira para fazer uma compra ou um pagamento. Um novo passo nesta desmaterialização foi dado pela Google que, desenvolveu uma aplicação que associa o Gmail ao sistema de pagamentos Wallet e que permite enviar e receber dinheiro por email.

Esta novidade apenas está disponível, por agora, nos Estados Unidos da America, e tem a vantagem de não cobrar qualquer taxa aos utilizadores. O envio de dinheiro através da carteira digital Gooogle Wallet pode ser feito independentemente de o destinatário ter ou não uma conta Gmail.

O processo funciona exatamente como se de um e-mail ‘normal’ se tratasse. Para que o envio do dinheiro se efetue basta clicar na opção ‘Anexos’, selecionar a nova opção de transferência e escolher o montante. O destinatário, por sua vez, receberá uma mensagem com a referência, que pode ser transferida diretamente para a sua conta bancária.