Angela Merkel em Luanda
A Chanceler alemã, Angela Merkel, chegou esta sexta-feira a Luanda, para aprofundar as relações diplomáticas e de cooperação com Angola em vários domínios.
De acordo com o programa da visita Angela Merkel manterá um encontro de trabalho com o Presidente da República, João Lourenço.
Posteriormente, a Chanceler alemã e o chefe de Estado vão proceder à abertura do Fórum Económico Angola-Alemanha.
A delegação de Angela Markel integra, entre outros responsáveis, o presidente do Grupo Volkswagen na África do Sul, o alemão Thomas Schaefer, cuja empresa vai instalar uma fábrica de montagem de veículos da marca Volkswagen na Zona Económica Especial Luanda/Bengo.
Esta é segunda visita de Angela Merkel a Angola. A primeira aconteceu em 2011, ocasião em que foi acordada uma parceria alargada entre os dois Estados.
Por seu turno, João Lourenço visitou a Alemanha em Agosto de 2018. Em Setembro do ano passado, o estadista voltou a encontrar-se com a Chanceler Angela Merkel em Nova Iorque, nos EUA.
A parceria entre Angola e Alemanha, iniciada em 1979, ganhou um novo impulso com a realização da I Sessão da Comissão Bilateral, em 2012, em Berlim, tendo Angola se tornado, nos últimos anos, no terceiro parceiro comercial deste país da Europa Ocidental na África subsahariana.
Nascida a 17 de Julho de 1954, em Hamburgo (República Federal Alemanha), Angela Dorothea Merkel é uma política alemã e Chanceler do país desde 2005. Foi líder do partido de centro-direita União Democrata-Cristã de 2000 a 2018.
Festas em Angola deixaram de ser negócio rentável