BAI com activos acima de 7 mil milhões USD
Os activos totais do Banco Angolano de Investimento (BAI) estão acima dos 7 mil milhões de dólares norte-americanos, revelou hoje, quinta-feira, o presidente da Comissão Executiva (PCE) da instituição, Luís Lélis.
Segundo o gestor, que apresentava um balanço sobre a actividade do banco, no âmbito dos 23 anos de existência, disse que a carteira de crédito líquido está na ordem dos 600 mil milhões de kwanzas e mais de um milhão e meio de clientes.
Em declarações à imprensa, à margem de uma conferência sobre ‘Responsabilidade Social’, o gestor referiu que o mesmo mantém os níveis de solidez da sua estratégia de crescimento de médio e longo prazo.
Luís Lélis garante que o BAI mantém um perfil de elevada liquidez, representando as disponibilidades e as aplicações em instituições de crédito 26% do total do activo, e de elevada solvabilidade (rácio de solvabilidade regulamentar mantém-se em níveis muito confortáveis), de 22%, acima do mínimo exigido pelo Banco Nacional Angola (BNA), de 10%).
Referindo-se a acções de responsabilidade social, Luís Lélis disse que, nos próximos seis anos, o BAI pretende investir 800 milhões de kwanzas com atribuição de bolsas de estudos e um milhão e meio de dólares anualmente.
Explicou que o banco tem uma percentagem, daquilo que são as receitas líquidas, que é alocada para projectos sociais.
O BAI foi criado a 14 de Novembro de 1996. Actualmente é uma referência entre os maiores grupos empresariais de Angola. Possui 1.747 colaboradores, 482.948 clientes, 112 canais de distribuição e 16 colaboradores por balcão.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública