Casa de papel dura 100 anos
INOVAÇÃO. ‘Designers’ holandeses construíram uma casa que, asseguram, pode durar 100 anos e dão uma garantia de 50 anos. A casa é… de papel. Vai estar à venda na Europa, mas a ideia é chegar a todo o mundo.
Um designer holandês concebeu um novo modelo de habitação: uma casa sustentável feita de papelão, que é construída em tempo recorde (apenas um dia). Pode ser transportada para qualquer lugar e tem uma durabilidade de 100 anos.
O responsável por isso é o estúdio de design Fiction Factory. Já foram fabricadas 12 unidades, todas na Europa, mas os responsáveis querem “popularizar o conceito para o mundo inteiro”.
Com durabilidade de 100 anos e garantia de 50, a casa é três vezes mais sustentável que as populares de alvenaria, e tem um baixo custo, mais de 28 mil dólares. Além de móvel, ela é montada em blocos passo a passo e fica pronta em cerca de 24 horas. O tamanho é variável e ainda pode ser desmontada sem problemas.
Baptizada de ‘Wikkelhouse’, a casa é feita de papelão fixado com cola ecológica em várias camadas resistentes e isoladas que formam anéis modulares. Segundo os seus criadores, o segredo para a casa sustentável resistir a ventos e chuvas é uma supercola que une as diversas camadas do material, coberto posteriormente com madeiras ou outra opção mais resistente à escolha do proprietário.
Quem pensa que o imóvel é desconfortável está enganado: é possível fazer tudo dentro da casa, tarefas normais do dia-a-dia como tomar banho, cozinhar e descansar. Os modelos devem estar disponíveis em breve: cada um deles terá um custo inicial de quatro mil dólares. De acordo com os desenvolvedores, os arquitectos estão a trabalhar numa versão mais autónoma em termos de energia e água.
A ‘Wikkelhouse’ é 100% reciclável, quase todo o material usado no seu fabrico pode ser reaproveitado posteriormente, jogando no ambiente menos resíduos do que as construções convencionais.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...