Feira do inventor ?reúne mais de 120 ?expositores em Luanda
TECNOLOGIAS. Angolanos prevêem promoção de criações ?em diferentes feiras e exposições.
A Feira do Inventor/Criador Angolano (FEICA), a realizar-se entre 26 e 30 de Abril, em Luanda, pretende abrir oportunidades aos bancos e investidores nacionais e estrangeiros para fazerem negócios, divulgando os diferentes serviços existentes nas respectivas empresas.
De acordo com uma nota divulgada pela Angop, serão realizadas três exposições em simultâneo, nomeadamente a ‘8.ª edição da Feira do Inventor/Criador Angolano (FEICA)’, a ‘3.ª edição da Feira de Ciência e Tecnologia’ e a ‘3.ª edição da Feira Internacional de Ideias – Invenções e Valorização de Produtos’.
Em paralelo, será ainda realizada a 5.ª Conferência sobre Ciência e Tecnologia, de 26 a 28 de Abril, em que se esperam, para além das instituições financeiras, as promotoras de registo de patentes, marcas e de direitos autorais e conexos.
Com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MINCT), o evento prevê uma participação de cerca de 120 expositores provenientes das 18 províncias e outros vindos da Alemanha, África do Sul, Brasil, Namíbia, Portugal e Uganda, e de cerca de três mil visitantes.
O certame, refere a nota, visa “desenvolver uma cultura local assente na base da criatividade e inovação, proporcionando a verdadeira integração da ciência, tecnologia e inovação, na estratégia de desenvolvimento do país”.
De forma específica, a feira visa também “o fortalecimento do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação de Angola (SNCTI), o incentivo da população nas temáticas de Ciência, Tecnologia e Inovação e promover a Inovação Tecnológica”.
Fazem ainda parte dos objectivos “promover a transferência de conhecimento produzido nas universidades para o sector produtivo, a divulgação Científica e Tecnológica, o direito de propriedade intelectual (Patentes e Marcas) e a criação de plataformas ou redes de negócios”.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...