CNE
Gong  Tao Tao

Gong Tao Tao

Na primeira dezena de julho, eu e a equipa da Embaixada da China em Angola fomos visitar a Província do Cuanza Norte, reunimo-nos com o Governador Adriano Mendes de Carvalho, decolamos para os projectos de Aproveitamento Hidroeléctrico de Caculo Cabaça e do Novo Sistema de Abastecimento de Água da Cidade de N’dalatando. Apraz-me constatar que, nos últimos anos, as empresas chinesas trabalhavam e operavam em Angola, participando activamente e promovendo a construção de projectos chave e o desenvolvimento económico, cumprindo activamente as suas responsabilidades sociais. A parte chinesa continuará a incentivar as empresas chinesas a investir em Cuanza Norte como em todas as partes de Angola.

A 29 de Novembro, a 8.ª Conferência Ministerial do Fórum de Cooperação China-África (FOCAC) foi solenemente inaugurada em Dakar, no Senegal. O presidente Macky Sall do Senegal, co-presidente africano do FOCAC, compareceu e presidiu à cerimónia de abertura. O presidente Chinês, Xi Jinping, e outros líderes africanos participaram da conferência por vídeo. Estiveram presentes ministros dos Negócios Estrangeiros de 53 países africanos, inclusive S.E. Conselheiro de Estado e ministro dos Negócios Estrangeiros da China Wang Yi e S.E. ministro do Ministério das Relações Exteriores de Angola, Tete António, bem como representantes de algumas organizações internacionais e regionais.

 

20 Oct. 2021

Embaixador Chinês

Este ano marca o 100.º aniversário da fundação do Partido Comunista da China. À luz da liderança do PCCh, a China construiu uma sociedade moderadamente próspera de forma geral e resolveu historicamente o problema da pobreza absoluta. Através da abertura contínua ao exterior, a China tornou-se a segunda maior economia do mundo, o maior país da produção industrial, o maior país de comércio de mercadorias e o maior país de reserva de divisas, com contributo superior a 30% para o crescimento econômico mundial ao longo dos anos correntes. A reforma e a abertura da China reduziram significativamente a pobreza do mundo.

1 de Outubro do ano corrente marca o 72.º aniversário da fundação da República Popular da China. Através do trabalho diligente e unido, a China criou um milagre chinês que atraiu a atenção mundial, conseguiu embarcar um caminho de socialismo com características chinesas, e se tornou a segunda maior economia do mundo a partir de pobreza e miséria. Hoje, ficamos muito felizes e orgulhosos deste país e desejamos parabenizar sinceramente ao seu aniversário.