824 projectos aprovados não receberam crédito
Financiamento. Programa de financiamento da linha de crédito do banco alemão Deutsche Bank teve 14 projectos aprovados, mas apenas um foi financiado, no caso, o grupo Carrinho, que teve a ‘graça’ de ter duas garantias soberanas aprovadas pelo Presidente da República.
Desde 2019, o Governo criou mais de oito programas e instrumentos para o financiamento da economia e aprovou um total de 3.725 créditos que exigiram um desembolso de 20 mil milhões de kwanzas para 2.901 projectos. Outros 824 projectos, apesar de aprovados, não viram o dinheiro.
Enquadrado no Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações, (Prodesi), o maior desembolso foi por via do Aviso 10/2020 do Banco Nacional de Angola (BNA) que largou o dinheiro para os 454 créditos aprovados, tendo sido disponibilizados cerca de 691,4 milhões de kwanzas. Outro instrumento que desembolsou para todos créditos aprovados é o alívio Económico Financiamento de importações de fertilizantes que teve os créditos aprovados e todos receberam no total 16,6 milhões de kwanzas.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública