LISTA PÚBLICA DEIXA CLASSE EM 'POLVOROSA'

AGT denuncia contabilistas por fraude, profissionais acusam entidade tributária de 'má-fé' e de divulgar nomes de falecidos

TRIBUTAÇÃO. Entidade tributária instalou inteligência artificial que tem detectado irregularidades nas declarações submetidas por contabilistas. Há cédulas de profissionais a serem usadas por terceiros, estagiários que se fazem passar por contabilistas certificados e um cidadão chinês a usar um número da Ordem. OPCA admite casos mas considera “desnecessário” a exposição da classe em público.

AGT denuncia contabilistas  por fraude, profissionais acusam entidade tributária de
Mário Mujetes

A administração Geral Tributária (AGT) e vários contabilistas estão em 'guerra' por causa da divulgação pública de uma lista, por parte da entidade tributária, com vários nomes de profissionais acusados de  “irregularidades” e de apresentação de contas “fraudulentas” nas declarações que vão submetendo para fugir ao fisco. 

Na lista divulgada recentemente pela AGT, há falecidos, um cidadão chinês que nunca foi certificado pela Ordem, vários contabilistas estagiários e profissionais não certificados pela Ordem dos Contabilistas e dos Peritos Contabilistas de Angola (OCPCA).  

A divulgação dos nomes, segundo a AGT, resultou de um trabalho que a instituição realizou, nos últimos meses, com recurso a mecanismos tecnológicos (Inteligência Artificial) para a verificação do cumprimento das obrigações fiscais dos contribuintes. E detectou que vários contabilistas apresentam continuamente declarações tributárias “fraudulentas”. O referido mecanismo colocou esses profissionais no “perfil de risco a nível do sistema de inteligência tributária”. Desde o ano passado, a entidade tributária decidiu tornar público o nome desses contabilistas e desde então já tornou públicas duas listas. A primeira com cinco nomes e a última, divulgada na semana passada, com 54.  

Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.