BNA mais do que dobra comissão sobre os levantamentos em TPA
O Banco Nacional de Angola (BNA) alterou o valor da comissão cobrada nas operações de levantamento de dinheiro em terminais de pagamento automático (TPA), de 1% para 2,5%.
Esta comissão serve para os levantamentos não associados a compras, com um mínimo de 100 mil kwanzas.
De acordo com um instrutivo do BNA, as novas regras surgem para “melhorar” o serviço de levantamento de dinheiro nos terminais de pagamento automáticos e de “ajustar” procedimentos inerentes à prestação deste serviço.
Em 2021 o BNA tinha definido pela primeira vez as regras para levantar dinheiro através dos TPA determinando uma comissão de 1% do valor para levantamentos não associados a compras, com um mínimo de 50 mil kwanzas.
A cobrança da comissão de serviço é realizada automaticamente pelo sistema no processamento do levantamento, sendo o valor da operação o total do valor do levantamento acrescido do valor da comissão. Os comerciantes estão proibidos de cobrar quaisquer outras comissões aos clientes.
Os bancos têm um prazo de até 30 dias úteis para disponibilizar o serviço de levantamento de dinheiro em TPA aos seus clientes comerciantes, a partir da data que o solicitam.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...