Facebook ‘rouba’ director de marketing da HP
TELECOMUNICAÇÕES. Facebook anunciou, na semana passada, ter um novo director de marketing global, na sequência do pedido de demissão, em Janeiro, de Gary Brigs. Espanhol António Lúcio, que ocupava a mesma função na multinacional HP, inicia funções na próxima semana.
Os escândalos em que está envolvida nos últimos meses terá contribuído para que a empresa de Mark Zuckerberg precisasse de cerca de sete meses para contratar alguém que viesse ocupar a vaga de director de marketing. Através do Linkedln, o Facebook anunciava estar à procura de um especialista em gestão da reputação de uma marca e em crise. O Facebook enfrentou o escândalo Cambridge Analytica este ano e recebeu acusações de ter participado na alegada interferência russa nas eleições dos EUA ou de ser uma plataforma de intoxicação de informação.
Depois das respostas, cujo número o Facebook não divulga, Chris Cox, diretor de produtos da empresa e director do gabinete de Mark Zuckerberg, sublinhou que os dois trabalharam “muito para encontrar a melhor pessoa”.
A escolha recaiu sobre o espanhol António Lúcio que vai trabalhar com a família de aplicativos da empresa, incluindo o Instagram e o WhatsApp, que ainda não possuem um líder, segundo a empresa. “A história do Facebook está num ponto de inflexão. Nunca enfrentámos desafios maiores e nunca tivemos mais oportunidades de ter um impacto positivo no mundo – nas nossas famílias, nas nossas amizades, nas nossas comunidades e na nossa democracia – melhorando os nossos produtos”, escreveu, na sua página do Facebook, Chris Cox. “Lúcio foi sincero sobre a necessidade de construir marcas globais autênticas com integridade e princípios e também sobre a importância de formar equipas diversas em todos os níveis da organização”, justificou o ‘braço direito’ de Mark Zuckerberg.
António Lúcio deixa assim a HP, num cargo que ocupou desde 2015. Antes, foi director de marketing e comunicações da Visa, durante sete anos, e esteve oito anos na PepsiCo, líder em marketing de inovação e bebidas. Também passou por empresas como a Kraft General Foods, a RJR Foods International e a Procter & Gamble, sempre no departamento de marketing.
Nasceu em Espanha, mas cresceu em Porto Rico. Descreve-se, no LinkedIn, como alguém “cuja missão na vida é construir marcas que resistam ao teste do tempo. Essas marcas estão ancoradas no propósito de; ter um impacto significativo na vida das pessoas; são construídos através de fortes conexões emocionais; comportam-se com integridade e estão constantemente a reinventar-se para cumprir esses propósitos”.
BCI fica com edifício do Big One por ordem do Tribunal de...