Os mais ricos do mercado financeiro
FORTUNAS. Na sequência da publicação, pela Forbes, da mais recente lista sobre os mais ricos do mundo, várias publicações especializadas elaboraram o 'ranking' dos mais ricos do mesrcado financeiro, onde se incluem investimentos, negociações e gestão financeira.
WARREN BUFFETT
Património líquido: 88,3 mil milhões de dólares
Idade: 88 anos
País: EUA
Sector: Investimentos diversificados Iniciou a carreira em investimentos ainda jovem. Em criança, vendia rebuçados, bebidas e revistas de porta em porta. Aos 21 anos, fez as primeiras aquisições no mercado de acções (Cities Service Preferred). Investe em uma variedade de empresas, onde se destacam nomes como a Coca-Cola, American Express, Geico, Fruit of the Loom, Dairy Queen e General Motors.
THOMAS PETERFFY
Património líquido: 20,2 mil milhões de dólares
Idade: 74 anos
País: EUA
Indústria: corretagem de desconto É frequentemente considerado o ‘pai’ do comércio moderno. Fundou a empresa de comércio de descontos Interactive Brokers, em 1993, e, em 2007, abriu o capital, mas detém a maior parte dela. Emigrou para os EUA, deixando a Hungria, em 1965, sem dinheiro e sem sequer falar inglês.
JAMES SIMONS
Património líquido: 20 mil milhões de dólares
Idade: 80 anos
País: EUA
Indústria: Hedge Fund
Em 1978, abriu a sua empresa de negociação quantitativa, que agora se chama Renaissance Technologies, que administra activos avaliados em mais de 57 mil milhões de dólares.
RAY DALIO
Património líquido: 18,1 mil milhões dólares
Idade: 69 anos
País: EUA
Indústria: Hedge Fund
O fundo de Ray Dalio, Bridgewater Associates, é o maior do mundo, administrando um portfólio de cerca de 160 mil milhões de dólares em investimentos globais. No topo da indústria e tendo acumulado uma enorme fortuna, Dalio concentrou-se mais recentemente em doar dinheiro e conselhos.
ABIGAIL JOHNSON
Património líquido: 17,3 mil milhões de dólares
Idade: 65 anos
País: EUA
Indústria: Gestão de Activos Financeiros É CEO da gigante de fundos mútuos Fidelity Investments desde 2014. Possui cerca de 24,5% de participação da empresa, que administra 2,5 mil milhões. Johnson, a primeira mulher a administrar a Fidelity, é conhecida por ser muito reservada e discreta.
CARL ICAHN
Património líquido: 16,3 mil milhões de dólares
Idade: 82 anos
País: EUA
Indústria: investimentos
Criou um hábito para toda a vida e uma carreira lucrativa, investindo em empresas subvalorizadas e mal administradas. Desde a fundação da sua própria empresa de investimentos, em 1968, tornou-se uma das pessoas mais poderosas em finanças, investindo em várias empresas de alto perfil, como RJR Nabisco, Philips Petroleum, Viacom, Marvel, Time Warner, Netflix e Herbalife. A Icahn Enterprises agora tem cerca de oito mil milhões de activos sob gestão.
STEVE SCHWARTZMAN
Património líquido: 13,8 mil milhões de dólares
Idade: 71
País: EUA
Indústria: investimentos
Fundou a Blackstone em 1985, ao lado de Pete Peterson. Agora, a maior empresa de ‘private equity’ do mundo administra 439 mil milhões em ativos. O ano passado, recebeu, em salários, cerca de 786 milhões de dólares, tornando-se o executivo mais bem pago do sector. O seu maior sucesso, desde a crise financeira, foi em Janeiro, quando a Blackstone concordou em comprar uma participação maioritária no negócio de Financial and Risk, da Thomson Reuters, avaliado em 20 mil milhões.
STEVE COHEN
Património líquido: 13 mil milhões de dólares
Idade: 62 anos
País: EUA
Indústria: Hedge Fund
Steve Cohen liderou, durante anos, o SAC Capital, um dos Hedge Fund de maior sucesso de todos os tempos. Cohen foi forçado a encerrar o SAC depois de a empresa se ter declarado culpada de acusações de fazer ‘insider tradin’g’. Lançou o Point72 Asent Management. Administra cerca de 13 mil milhões.
DAVID TEPPER
Património líquido: 11,6 mil milhões de dólares
Idade: 61 anos
País: EUA
Indústria: Hedge Fund
Fundou o fundo Appaloosa Management, em 1993, e agora administra 15 mil milhões. No início deste ano, comprou a equipa profissional de futebol norte-americana Carolina Panthers por 2,3 mil milhões. Em Maio, anunciou que vendeu toda a sua participação na Apple , que já havia representado mais de 7% de sua conta.
PHILIP ANSCHUTZ
Património líquido: 11,3 mil milhões de dólares
Idade: 78 anos
País: EUA
Indústria: Investimentos diversificados.
Construiu uma fortuna graças a investimentos em petróleo, ferrovias, imóveis, desporto e entretenimento. É também proprietário da equipa de futebol King e tem parte da equipa de basquetebol Los Angeles Lakers. Está a tentar construir o maior parque eólico do mundo em Wyoming.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública