Depósitos. Alteração do coeficiente de reservas obrigatórias em moeda nacional de 25 para 30% vai ter influência na disponibilidade financeira dos bancos. Empréstimos podem ficar mais caros e juros mais altos.
Nelson Rodrigues
Portugal antecipa retaliações por parte de Angola
CONFLITO.Empresária angolana vê desvalorizada a sua posição no BPI e BFA com a aprovação de um decreto-lei de desblindagem de estatutos accionistas na banca portuguesa, que lhe retira o poder de veto entre os sócios. Tendo em conta outros interesses de Angola em Portugal e o facto de o BFA ser um banco angolano, aguarda-se uma reacção de Angola.
DIVISAS. Há 106 dias que o peso da moeda nacional não pára de cair. De Janeiro a Abril, kwanza sofreu sete desvalorizações, com uma queda de 6,6%. O dólar ‘saltou’ dos 156,3 kwanzas para 166,7. Um estudo da Universidade Católica de Angola defende uma desvalorização imediata de 20%.
BANCA. A medida ainda não é aplicada por todos os operadores bancários, apesar de ser recomendada desde o surgimento das caixas de pagamento automático.
“Não é a crise que nos faz atirar a...
O vice-governador para o Sector Económico do Namibe acredita que “é na crise que se devem encontrar soluções económicas sustentáveis, fazendo muito com pouco”. Em entrevista ao VALOR, Alcides Cabral defende um diálogo entre o governo e o sector privado para se minimizarem os efeitos da crise e faz um balanço do que é hoje o Namibe.
JLo do lado errado da história