É possível avaliar o ‘humor’ no Instagram
A satisfação de um serviço oferecido por um órgão público pode ter nas redes sociais um termómetro. Só que a contagem de ‘curtidas’, twites e citações pode ser um obstáculo.
Para resolver o problema de escala, um estudante brasileiro criou um sistema para avaliar automaticamente o humor de publicações no Instagram, o aplicativo de fotos do Facebook.
O aluno de Ciências da Computação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da Universidade de São Paulo (USP), Gabriel Giancristofaro (na foto), criou, segundo o portal G1, um algoritmo para medir se a publicação na rede social de fotos cita determinado serviço público de forma positiva ou negativa. “Nós não sabemos se é alegria, surpresa ou um medo, nem sabemos se a valência emocional da pessoa é positiva ou negativa”, explica o jovem, de apenas 21 anos.
A série de comandos computacionais foi criada a partir da combinação do ‘kit’ de desenvolvimento do próprio Instagram e da tecnologia de reconhecimento facial da Microsoft. Os serviços cognitivos estão por trás, por exemplo, dos ‘sites’ que usam fotos para identificar a idade das pessoas ou a possibilidade de duas pessoas serem gémeas. Enquanto a primeira ferramenta abastece o algoritmo com informações sobre o texto do ‘post’, a segunda fornece dados sobre a imagem. Com isso, é possível saber quantas palavras há na frase, se há termos ofensivos, assim como elogios, se há palavras com letras repetidas muitas vezes ou ainda com maiúsculas. Isso, aliado ao conteúdo, ajuda a classificar o tom da mensagem.
Gabriel Giancristofaro começou a desenvolver esse sistema como trabalho de iniciação científica que acabou por ser o trabalho de conclusão de curso. Para aprimorá-lo, conseguiu uma bolsa para estudar na Universidade Politécnica da Califórnia durante o primeiro semestre deste ano.
Durante a passagem pela instituição norte-americana, o estudante ganhou o prémio anual para o melhor projecto de alunos de graduação de computação, além de desenvolver a sua própria tecnologia.
Gabriel Giancristofaro quer fazer com que o seu algoritmo consiga extrair mais informações de uma imagem. Além de avaliar o posicionamento de um ‘post’, o projecto quer ir mais longe: identificar os sentimentos dos autores da publicação.
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