Federação dos Criadores de Gado cria solução para créditos
Com a intenção de fomentar a produção de gado no país, a Federação dos Criadores de Gado de Angola deseja criar uma cooperativa exclusiva para facilitação de crédito aos pequenos produtores nacionais.
Segundo o presidente da federação, Salvador Rodrigues, a materialização desta ideia está para breve e acredita que o acesso a financiamentos colmatará a dificuldade dos produtores no aumento do número de gados.
O criador de gado explica que, entre as inúmeras dificuldades, se destacam a falta de sanidade animal e de cadeia logística e a existência de matadouros sem as condições de higiene conforme as regras das autoridades, particularmente em praças. A isso junta-se a problemática de roubo de gado, a fraca melhoria genética do gado e a insuficiência de conhecimentos sobre a área por parte de alguns produtores.
Salvador Rodrigues apela ao Ministério da Agricultura e Pescas a dar mais atenção às comunidades que têm actividade predominantemente na pecuária, sobretudo com iniciativas que visam a capacitação dos produtores, de modo a incentivá-las a continuarem.
JLo do lado errado da história