APP VE
VENDAS ANUNCIADAS PARA O FIM DO ANO

Novembro e Dezembro com menos divisas desde 2006  

LEILÕES. Banco Nacional de Angola avisa que vendas previstas para os últimos dois meses do ano podem ser alteradas, consoante a evolução da dinâmica da economia e das condições do mercado. Vendas serão diárias e montantes divulgados.

Novembro e Dezembro com menos divisas desde 2006  

 

Banco Nacional de Angola (BNA) estima disponibilizar 500 milhões de dólares para a venda em Novembro e igual valor para Dezembro, recuando aos mínimos históricos de há 13 anos.

A última vez em que o regulador disponibilizou ao mercado menos de 500 milhões de dólares em cada um dos últimos dois meses  do ano foi em 2006. Nesse ano, a  oferta em Novembro e Dezembro fixou-se respectivamente em 457,1 e 469 milhões de dólares.

O volume mais próximo do agora anunciado, para os últimos meses, registou-se em Novembro de 2008 e foi de 545,6 milhões de dólares, mas, em Dezembro desse mesmo ano, foram disponibilizados 1,9 mil milhões. 

O BNA admite,no entanto, a possibilidade de afectuar ajustes no volume que anuncia para os próximos dois meses “em função da dinâmica do quadro actual da economia nacional e das condições de mercado”, visto que a previsão “é de caracter indicativo”.

Nos dois meses os leilões serão diários e o BNA compromete-se a divulgar, no final de cada sessão, o montante disponibilizado, o número de participantes, as taxas de câmbio máxima e mínima admitidas bem como a taxa de câmbio média resultante da sessão.

No mês passado, o BNA anunciou alterações no mercado cambial. Liberalizou o câmbio, removendo a margem de 2% sobre a taxa de câmbio de referência que era praticado pelos bancos comerciais na venda de moeda estrangeira no mercado interbancário e aos seus clientes, assim como ajustou de 17% para 22% o coeficiente de reservas obrigatórias em moeda nacional.

Ao longo de 2019, apenas em Junho, o volume de moeda estrangeira disponibilizado não superou a casa dos 500, ficando em pouco mais de 555 milhões dólares. Mas, na ocasião, foram também disponibilizados pouco mais de 7,8 milhões de euros.