Cimeira AFIS

África quer moeda única até 2034, anunciam governadores em Luanda

Os 18 governadores de bancos centrais africanos que participaram na VI edição da Africa Financial Summit (AFIS) 2026, encerrada esta quarta-feira em Luanda, convergiram na necessidade de criar uma moeda única continental até 2034. A iniciativa visa acelerar a integração económica e impulsionar o desenvolvimento sustentável em todo o continente.

África quer moeda única até 2034, anunciam governadores em Luanda
DR

O anúncio da deliberação foi feito pelo director do Grupo de Instituições Financeiras Africanas, Aliou Maiga, durante a cerimónia de encerramento do certame, avancou o JA Online. Ao longo de dois dias, o evento reuniu especialistas africanos e internacionais para debater os principais desafios do sistema financeiro, com forte enfoque na integração regional. 
A cimeira, que contou com a presença de mais de 8.500 participantes, 50 sessões e cerca de 200 oradores, culminou com uma mesa-redonda de líderes bancários sob o tema “Um Continente, Uma Moeda, Um Banco Central: Criar as Premissas Regulamentares no Período 2028-2034”. 
Na sua intervenção, o governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Manuel Tiago Dias, destacou a autonomia institucional da entidade para conduzir a política monetária e mitigar choques macroeconómicos. 
Entre os principais instrumentos estratégicos em curso, o responsável apontou a gestão das taxas de juro, a administração das Reservas Internacionais e os mecanismos de financiamento à economia real, acções operadas em alinhamento com as reformas estruturais do Executivo para promover a diversificação económica do país.