Emídio Fernando

Emídio Fernando

INDÚSTRIA TÊXTIL.De uma simples loja de roupas, montou um império que o colocou na liderança dos homens mais ricos do mundo. Amâncio Ortega, dono da Zara, mantém-se discreto e simples, detesta os luxos, almoça com os trabalhadores e criou um grupo que está presente em 35 países.

TELECOMUNICAÇÕES. Nasceu no Sudão, estudou no Egipto, tornou-se cidadão britânico e criou a maior empresa de telecomunicações africana. Mohamed Ibrahim preferiu deixar os negócios e dedicar-se a premiar quem dá exemplos de boa governação em África. Quando se celebra o Dia de África, o VE recorda um dos investidores mais respeitados no mundo.

MULHERES. As empresas geridas por mulheres têm tido mais lucros. Noutros casos, têm menos propensão para as falências. Quem o afirma são pesquisas elaboradas por especialistas, em todo o mundo.

FORTUNA. A estratégia de Carlos Slim sempre obedeceu ao princípio de aproveitar oportunidades e esmagar a concorrência. Construiu uma fortuna colossal, montou monopólios e hoje gere mais de 200 empresas em vários países.

ESTRATÉGIA. Entrou na lista do homem mais rico do mundo, elaborada pela Forbes, durante 18 anos. Criou c Microsoft aliando a sagacidade, a sorte, a inteligência e um grande sentido de oportunidade. Mas fez da empresa o que quis e até na hora de ser substituído, aos 51 anos, foi estratega. Com a ‘ajuda’ de especialistas em gestão, o VE elabora um retrato do empresário mais importante da era moderna.