Emídio Fernando

Emídio Fernando

PRESIDENCIAIS. Economia acabou por estar no centro do primeiro debate entre Hillary Clinton e Donald Trump. Republicano culpou o México e a China de causarem desemprego nos EUA. Democrata acusou Trump de ser o magnata do imobiliário que mais ganhou com a crise. Mas foram os impostos que criaram mais polémicas.

VIOLÊNCIA. ONU e França pressionam Joseph Kabila para cumprir com o mandato e deixar o poder como estava previsto na Constituição. Nas ruas, a semana terminou calma, mas com grande tensão. Os protestos fizeram 32 mortos, dizem as autoridades. A oposição fala em mais de 100 mortos.

MOBILIÁRIO. Com uma fortuna que faz dele um dos homens mais ricos do mundo, Ingvar Kamprad criou um império mobiliário. é um hábil gestor político e é ‘estrela’ na imprensa por ser demasiado forreta: compra roupa em segunda mão e produtos expirados.

EMPREGO. Uma pesquisa da organização Universum, com estudantes universitários, concluiu que a Google é a empresa mais cobiçada por quem se licencia em Tecnologias de Informação (TI) ou Gestão. Foram inquiridos mais de 242 mil estudantes da Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Itália, Japão, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos. A Google lidera em ambos os casos, seguida da Apple, em Gestão, e a Microsoft em TI. Os ‘top 5’ reflectem a importância das empresas no mundo.

TERRORISTA. As feridas deixadas pelos ataques a Nova Iorque, a 11 de Setembro de 2001, demoram a sarar. As famílias das vítimas querem processar e pedir indemnizações à Arábia Saudita. Mas o velho aliado, os EUA, não deve apoiar. Os efeitos económicos ainda se fazem sentir hoje.