As empresas mais cobiçadas para o primeiro emprego
EMPREGO. Uma pesquisa da organização Universum, com estudantes universitários, concluiu que a Google é a empresa mais cobiçada por quem se licencia em Tecnologias de Informação (TI) ou Gestão. Foram inquiridos mais de 242 mil estudantes da Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Itália, Japão, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos. A Google lidera em ambos os casos, seguida da Apple, em Gestão, e a Microsoft em TI. Os ‘top 5’ reflectem a importância das empresas no mundo.
Mais do que uma mera empresa, a Google já faz parte da vida de todos nós, que até fomos 'obrigados' a criar um verbo: 'googlar'. 'Googla-se' quando se faz uma pesquisa, como esta, que permite saber que a empresa foi fundada em 1998, nos EUA, e que se destinava precisamente a ser uma plataforma na internet e cujo objectivo era organizar toda a informação mundial e torná-la acessível e útil. A empresa foi fundada por Larry Page e Sergey Brin que acreditavam que seria a publicidade a sustentar a página. Hoje é a mais visitada do mundo e uma das mais valiosas, avaliada em 382 mil milhões de dólares. Não admira portanto que seja, para os universitários, a mais apetecida para se trabalhar, tanto para quem segue tecnologias como para quem estuda gestão. Tem mais de 26 mil funcionários.
A popular
Produtos como a Macintosh, Iphone e Ipad só incentivam a cobiça dos estudantes que colocam a Apple em segundo lugar em Gestão e em terceiro na área tecnológica. Fundada em 1976, na Califórnia, por Steve Jobs e Steve Wozniak, está avaliada em mais de 700 mil milhões de dólares. Domina as vendas de aparelhos em mais de 200 centros comerciais em todo o mundo. Tem mais de 50 mil empregados a nível mundial e, apesar de ser uma das mais cobiçadas para se ter um bom emprego, enfrenta acusações de exploração de trabalhadores, especialmente na Ásia.
A maior do mundo
A maior empresa do mundo de criação de 'softwares' é a grande rival da Apple. Fundada por Bill Gates, em 1975, a Microsoft aparece em 3.º lugar na área tecnológica, mas nem sequer surge nos 'cinco mais' em Gestão. Mesmo assim, aparece listas como a empresa onde melhor se trabalha. Teve uma importância decisiva no desenvolvimento da informática e pertence-lhe os primeiros computadores pessoais e o 'rato'. Tem um departamento unicamente dedicado à criação de jogos que é também o que mais recebe currículos espontâneos. Adquiriu a Nokia por quase nove mil milhões de dólares e, pelo mesmo preço, já tinha comprado a Skype. Hoje está avaliada em 412 mil milhões de dólares e emprega 89 mil pessoas.
A auditoria desejada
A Ernst&Young (EY) dedica-se à consultoria empresarial e, nesta área, é uma das quatro mais importantes do mundo. Mas foi a auditoria que a tornou mais famosa. Nasceu em Londres pelas mãos dos economistas Alwin C Ernst e Arthur Young. Hoje está presente em 150 países, com mais de 750 escritórios e emprega mais de 190 mil pessoas. Aparece nesta lista como uma das mais desejadas para quem estuda gestão.
A mais polémica
É um dos grupos financeiros mais importantes e um dos mais antigos. Foi fundado em 1869, em Nova Iorque, nos EUA, por Samuel Sachs e Marcus Goldman. A Goldman Sachs não tem escapado às polémicas, devido às constantes críticas pela forma como gere negócios. É um banco de investimentos e faz a gestão de valores imobiliários. Tem sido acusada de fraudes e práticas ilegais e é apontada como a principal responsável pela crise dos EUA, quando, em 2008, esteve à beira da falência. Está presente em todos os centros financeiros mundiais, com mais de 35 mil funcionários em 20 países e emprega dois ex-presidentes da Comissão Europeia, um antigo secretário de Estado dos EUA e um ex-governador do Banco Central Europeu, entre outras figuras da política.
A escandolosa
Tal como a EY, a Pricewaterhouse Coopers (PwC) é uma empresa de serviços, ligada à auditoria e à consultoria. Foi uma das principais envolvidas no escândalo financeiro do Luxemburgo, por ter criado um mecanismo fiscal que evitou o pagamento de impostos. Está presente em 153 países e tem mais de 154 mil trabalhadores. Foi fundada em 1998, em Londres, é uma das mais desejadas pelos estudantes de Gestão.
A eficiência alemã
A BMW, fabricante alemão de automóveis, com destaque para os de alta cilindrada, surge bem posicionada entre quem estuda Tecnologias. Foi fundada em 1916 e hoje também constrói o famoso Mini e o Rolls-Royce britânico e participa nas corridas de Fórmula 1. Tem fábricas em nove países, incluíndo nos EUA, India, Egipto, Japão e África do Sul.
A 'veterana'
A International Business Machines (IBM) é mais uma empresa de informática que consolidou prestígio ao longo dos anos, desde que começou por fazer a velhinha máquina de escrever. Nas décadas de 1960 e 1970, quase todo o material de escritório do mundo ocidental tinha a marca IBM. Foi fundada em 1912 e hoje é é a maior do mundo em Tecnologias de Informação. Emprega quase 400 mil pessoas em 155 países. Cinco funcionários da IBM já venceram o Prémio Nobel. Foi fundada por Herman Hollerith que inventou máquinas eléctricas para a soma e contagem de dados (as calculadoras de hoje).
Gestão
1 - Google
2 – Apple
3 – EY
4 – Goldman Sachs
5 – pwc
Tecnologia
1 – Google
2 – Microsoft
3 – Apple
4 – BMW group
5 - IBM
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública